Preparação acadêmica aliada à formação humana-cristã

Atuação do Marista João Paulo II estimula o desenvolvimento pessoas boas e competentes

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postado em 16/11/2022 12:17 / atualizado em 17/11/2022 11:01
 (crédito: Divulgação Marista.)
(crédito: Divulgação Marista.)

Uma história mundial de mais de 200 anos e, local, de quase três décadas fortalece o Marista João Paulo II como uma das instituições mais tradicionais do Distrito Federal. Localizada na Asa Norte (SGAN 702), a escola atua com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em turno integral e, também, com atividades extracurriculares em período integral.

A construção do conhecimento, assim como o estímulo à pesquisa e ao ato de questionar são aspectos que o colégio consegue desenvolver nos estudantes que fazem parte do seu ecossistema. Dessa forma, o Marista João Paulo II possibilita que os seus estudantes se tornem cidadãos éticos, conscientes e protagonistas.

De acordo com o diretor Luiz Gustavo Mendes, a instituição atua em sintonia com as famílias e, em conjunto, alia a preparação acadêmica à formação humano-cristã. Dessa forma, os valores voltados à espiritualidade são essenciais, visto que o Marista busca, cada vez mais, se consolidar como uma educação evangelizadora focada na inovação e sustentabilidade.

Junto a esse preceito, a excelência acadêmica é construída tendo como base os valores institucionais. “

"Entendemos que todos os estudantes precisam ter propósitos e, estes propósitos, precisam estar em consonância com a construção de um mundo mais solidário, mais fraterno e mais pacífico. O sonho de Champagnat, nosso fundador, era formar bons cristãos e virtuosos cidadãos." Luiz Gustavo Mendes, Diretor geral do Marista João Paulo II.

Luiz Gustavo Mendes, Diretor geral do Marista João Paulo II
Luiz Gustavo Mendes, Diretor geral do Marista João Paulo II (foto: Divulgação Marista João Paulo II.)

Esse olhar diferenciado da instituição permitiu que ela se consolidasse no Distrito Federal. Grande parte dessa conquista diz respeito à educação bicentenária que está em constante inovação de acordo com as tendências do mercado. Entretanto, ainda assim, o tradicional não é deixado de lado.

“Não abrimos mão de alguns preceitos tradicionais, como a autodisciplina, o respeito, o espírito de família, mas estamos abertos às novas linguagens, às novas tecnologias e as novas possibilidades de projetos de vida, como o empreendedorismo por meio da criação de startups”, explica.

Nesse contexto, o colégio ainda aposta no aprimoramento da formação dos seus professores. Todos os educadores, por exemplo, possuem duas horas/aulas semanais para o aperfeiçoamento acadêmico. São realizadas, também, jornadas pedagógicas voltadas para a formação e o planejamento. 

Projetos de destaque

A proposta pedagógica do Marista alia a formação integral à excelência acadêmica. Com isso, os espaços de aprendizagem são desenvolvidos para que o processo de ensino contribua ativamente para o crescimento dos estudantes. Uma das formas para fomentar a educação de acordo com as necessidades do mercado envolve a implementação de projetos internos.

Nesse âmbito, um grande destaque da rede refere-se ao programa bilíngue. Para o Marista, o segundo idioma passou a ser uma necessidade básica no mundo e, por essa razão, o colégio trouxe uma parceria com a Casa Thomas Jefferson para atender às necessidades comunicacionais e de aprendizagem da Língua Inglesa. Ao todo, são realizadas cinco aulas semanais, no horário regular e com material incluso para os estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, chegando ao 4º e ao 5º ano, a partir de 2024.

Além disso, outra pauta contemporânea abordada na escola traz, no centro das salas de aula, a inserção da Educação Financeira e Tecnológica.

"Atualmente a alfabetização tecnológica é uma das aprendizagens essenciais para a vida, seja pela dimensão social ou pelos desafios profissionais. A solução de problemas com proatividade nos tira da condição de sermos conduzidos por aqueles que programam e isso é um ato de autonomia." Luciana Winck, Vice-diretora Educacional do Marista João Paulo II.

Luciana Winck, Vice-diretora Educacional do Marista João Paulo II.
Luciana Winck, Vice-diretora Educacional do Marista João Paulo II. (foto: Divulgação Marista João Paulo II.)

A vice-diretora ainda indica que, da mesma forma, se compreende que a qualidade de vida pode, também, estar vinculada ao recurso financeiro: sabendo gastar bem o dinheiro ganho se tem a percepção de autonomia e bem-estar. Assim, a partir de questões concretas pode-se estabelecer o equilíbrio entre o tempo de trabalho e o tempo de ócio, o espaço de convívio ou de desenvolvimento da espiritualidade.

Outra iniciativa de sucesso e que tem auxiliado positivamente os estudantes está relacionada ao projeto de leitura do Marista João Paulo II. Por meio dessa proposta, os alunos têm a oportunidade de desenvolver protagonismo em projetos e práticas pedagógicas que envolvem diversas formas de leitura. "As crianças, por exemplo, são instigadas ao acesso a e-books, além de plataformas interativas como o Elefante Letrado, que disponibiliza acervo digital com múltiplas funcionalidades", explica.

Os projetos chamam atenção em Brasília. Para Jean Lawand, pai das trigêmeas Helena, Giulia e Sophia Fichera Lawand, de 9 anos, a escolha pelo Marista se deu por três motivos: a presença da religião na instituição, a proposta psicopedagógica e o material didático completo. "A instituição é excepcional e me orgulho das minhas filhas fazerem parte", celebra.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti

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