Picnik aposta na celebração de encontros e busca valorizar a cultura do DF

Apresentado por  
postado em 18/04/2022 15:36 / atualizado em 26/04/2022 18:07
 (crédito: Tomás Faquini)
(crédito: Tomás Faquini)

O PicniK, como Brasília sabe bem, é um espaço de celebração dos encontros, valorização da cultura criativa do quadradinho e de incentivo ao empreendedorismo local.

Como vitrine da economia criativa do coração do Brasil, o projeto também promove marcas, conecta microempreendedores ao público candango e, neste ano, incentiva a reoxigenação desse grupo que sofreu tanto com as consequências da pandemia.

"Ainda estamos juntando os cacos pós-covid, por isso a ideia é mostrar o melhor do #feitoembsb, para que fique claro que não precisamos ir longe atrás de bons horizontes. Já temos o melhor insumo por aqui: as pessoas, suas ideias e projetos." Miguel Galvão, criador do PicniK.

As edições contam com diversas atrações e atividades para todos os públicos e idades, divididas por espaços que estarão distribuídos por ocupações em áreas emblemáticas de Brasília, como Ermida Dom Bosco, Parque da Cidade, Jardim Botânico, CCBB, Torre de TV, Praça dos Cristais, Torre de TV Digital e o Calçadão da Asa Norte, lendário berço do PicniK. O Mercadinho Criativo, espinha dorsal do projeto, valoriza o conceito “compre de quem faz”, e já chegou a receber mais de 150 expositores de moda, arte, decoração, plantinhas e produtos orgânicos da capital numa única edição. Marcas tradicionais da cidade iniciaram ou passaram por aqui, como Dane-se, Quero Melancia, as camisetas da queridinha Verdurão, a famosa colab de moda Nós Mercado Criativo, o Santo Bataclan com artigos geeks e LGBTQI, dentre outros.

Um dos elementos que cria a atmosfera 'PicniK', a música, é responsável por conectar cidades com cenário alternativo local, nacional e até internacional, promovendo músicos, bem como as bandas autorais e independentes e DJs. Já vieram aos palcos e pistas, sempre pequenos e aconchegantes, sob a curadoria de Ogunda-O (aka The Miguelitos, DJ residente), artistas como Mac Demarco (CAN), Boogarins (GO), Hermeto Pascoal (RN), Otto (SP), O Terno (SP), Nickodemus (US), Tom Trago (HOL), Renato Cohen (SP), dentre outros.

Como não poderia deixar de ser, um terceiro elemento dessa construção, é a gastronomia, que mistura opções assinadas por casas renomadas, jovens talentos gastronômicos e foodtrucks, em mais de 40 operações diferentes, além, é claro, de ter a maior área vegana dos eventos culturais do país, assinada pela Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA), garantindo um atendimento amplo e democrático. Tudo isso para que o público possa se reenergizar de maneira saudável e equilibrada, mostrando que nossa capital possui sim pratos típicos e azeitados que vão bem além do pastel com caldo de cana.

Também compõe a energia do encontro a Área de Cura e Área Zen, promovendo diversas atividades e práticas holísticas como aulão de yoga, massagem Shiatsu, massagem Barras de Access e Calatonia, Acupuntura, prática Thetahealing, Quântica Energética e meditações em parceria com instituições como CEBB Brasília, Unipaz-DF e A Ponte.

Pensando na interação saudável entre pais, mães e filhos, sempre são pensadas atividades criativas e inusitadas, como o Yoga para crianças e o Sling Dance para mamães e bebês. Além disso, uma Mini Arena que apresenta peças de teatro, circenses e de comédia, abrigando esquetes da cidade como Cia Circênicos, Zepelim de Led, Cia Artetude, Cia da Sorte, dentre outros. Tudo feito com a energia jovial e solar inerentes aos 10 primeiros anos de vida de qualquer ser e lugar, com toda pluralidade e energia que se espera dos encontros, super aguardados pela população brasiliense.

Legal, né?! Então dá uma espiada nos números conquistados por essa iniciativa candanga sem igual, responsável por moldar um novo lifestyle na cidade, que dentre outras coisas, substituiu os abadás pelas cangas no chão!

  • 35 edições no #DF | 5 edições em #Gyn | 1 edição em #SP
  • +500k #público circulante atendido
  • +4k empreendedores criativos (diferentes) atendidos
  • +R$ 8MM de volume de negócios gerados
  • +R$ 10MM mídia espontânea gerada
  • +12k #fotos tiradas e compartilhadas no IG pelo público

  • Thiago S. Araújo
  • Acervo PicniK
  • Acervo PicniK
  • Fabri
  • Fabri
  • Fabri
  • Fabri

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação