Com duas unidades na Asa Norte (713 e 913), o colégio Pódion iniciou a sua história no Distrito Federal em 2001 como um preparatório para os vestibulares mais difíceis e disputados no país. Depois de nove anos da sua fundação, a instituição ampliou o seu escopo com a implementação do ensino médio. Posteriormente, em 2017, a escola abriu as portas para o ensino fundamental II.
A decisão se deu devido ao sucesso alcançado com as aprovações em processos seletivos de peso, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (UniCAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).
"Em 2023 vamos abrir o fundamental I, completando o ciclo da educação básica obrigatória. O objetivo sempre foi buscar a excelência, tanto na formação cognitiva, quanto no desenvolvimento humano. Poder desenvolver o estudante desde os anos iniciais é fundamental para alcançar o maior nível de excelência" George Gonçalves, coordenador-geral do Colégio Pódion
A novidade para o próximo ano tem animado a instituição. De acordo com Gonçalves, as expectativas estão altas com mais um avanço do Pódion dentro do cenário educacional do DF. O coordenador-geral indica que a criação da escola foi feita de forma inovadora, com o objetivo de trabalhar diferentes aspectos dos seus estudantes.
Atrelado ao cuidado acadêmico, o colégio também atua com um olhar mais aprofundado no que diz respeito ao socioemocional. “Percebemos ao longo de todos esses anos, com muito estudo, que essa é uma fragilidade que pode ser trabalhada nessas faixas etárias”, indica.
Dessa forma, uma das iniciativas escolares que contemplam a assistência constante dos estudantes, envolve o atendimento individual dos seus alunos para que seja viável a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
Para isso, o coordenador especialista em técnicas de estudos orienta, por exemplo, sobre como é possível organizar o tempo e qual seria a melhor técnica para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Como proposta pedagógica, o Pódion aposta em valores voltados à inovação, ética, ambiente familiar e honestidade. Com a atuação focada nesses princípios, o colégio é capaz de desenvolver habilidades e competências para capacitar os estudantes a enfrentarem desafios no presente e futuro, a fim de estimular atitudes e hábitos saudáveis.
"A nossa organização pedagógica é pautada em uma carga horária ampliada, na qual são inseridos estudos dirigidos com o objetivo de melhorar a gestão do tempo dos estudantes e assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem", informa o coordenador-geral.
Segundo Gonçalves, essa atuação permite que a instituição se dedique a projetos inovadores, como o Espaço Maker, os laboratórios de Física, Química e Biologia e o programa de estudo dirigido, considerado uma revisão mais aprofundada de um conteúdo que já foi ministrado anteriormente.
Na prática, neste último, o professor disponibiliza um tempo para que os alunos resolvam questões e, depois, corrige os exercícios mais difíceis junto com os estudantes, chamando a atenção para erros mais comuns, pegadinhas e peculiaridades específicas de cada exame. Durante o Estudo Dirigido, o professor pode, ainda, diagnosticar as dificuldades individuais e/ou coletivas e fornecer estratégias para minimizá-las.
“Outro grande diferencial do Pódion é o incentivo que damos aos estudantes para participarem de Olimpíadas de Conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Química. A instituição também é o polo oficial em Brasília do programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) e oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados, do ensino fundamental e do ensino médio, interessados em participar da OBMEP e da OBM”, complementa.
Buscando aprovações
Mantendo a sua reputação de preparar os seus alunos para vestibulares específicos, o Pódion celebra os resultados de 2022. Ao todo, neste ano, a instituição obteve mais de 239 aprovações em universidades federais e estaduais. Os cursos com maiores destaques são o de Medicina, Direito e Engenharia.
"Cada vestibular tem sua peculiaridade. O que nós oferecemos é uma preparação mais específica para esse estudante que quer prestar um vestibular fora de Brasília ou ingressar em uma carreira militar, como o IME ou ITA", contextualiza o coordenador-geral.
Iniciativas particulares desenvolvidas pelo Pódion permitem esse êxito. É o caso da implementação do Programa de Incentivo aos Estudos, responsável por estimular o desenvolvimento da consciência de que o hábito do estudo ajuda o estudante a aprimorar habilidades que serão levadas para o resto da vida, como a capacidade de gerir e otimizar o tempo; e o compreendimento de como é necessário escalonar prioridades.
"Dessa forma, estamos trabalhando para que o estudante tenha sucesso tanto na vida acadêmica quanto em todos os outros aspectos pessoais", ressalta.
O Programa de Disciplina Consciente também entra nesse cenário para incentivar e reforçar a aprendizagem dos adolescentes. De acordo com o coordenador-geral, a iniciativa permite que os alunos façam o certo na sociedade, desenvolvendo a ética e a honestidade.
"Despertamos o sentimento de autoconhecimento e responsabilidade. Esse programa está presente em todos os nossos segmentos de ensino e permite, entre outras coisas, a realização de provas sem fiscalização, por exemplo", destaca.
Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti