Medicina Personalizada e o Futuro dos Cuidados com a saúde

Informações genéticas cruzadas em bancos de dados permitem tratamentos cada vez mais personalizados

Apresentado por  
postado em 03/12/2021 14:36 / atualizado em 03/12/2021 18:21
Marcelo Oliveira, Head de Medicina personalizada da Roche Brasil. -  (crédito: Acervo Roche)
Marcelo Oliveira, Head de Medicina personalizada da Roche Brasil. - (crédito: Acervo Roche)

Em tempos de revoluções tecnológicas cada vez mais constantes, a transformação digital parece estar, ainda, no início do potencial que tem a oferecer ao cotidiano humano. Na saúde, temos acompanhado movimentações positivas e necessárias. De forma paulatina, a digitalização vem dominando todas as áreas do setor, convergindo para a criação de soluções inovadoras - orientadas pela coleta e análise sistêmica de dados.

Da crescente habilidade de se coletar e armazenar informações moleculares, ou seja, dados genéticos dos pacientes, surge, por exemplo, a Medicina Personalizada. Em termos leigos, a medicina personalizada se propõe a promover o tratamento certo para as necessidades individuais de cada paciente, no momento mais adequado de sua jornada. Na prática, no modelo tradicional da medicina, quando um paciente com câncer de pulmão é diagnosticado, ele é encaminhado para o tratamento padrão designado para esse tipo de patologia. Já na medicina personalizada, o paciente vem antes da doença. 

A abordagem propõe a análise genômica abrangente do tumor para a identificação de mutações específicas, alterações clínicas às vezes não comuns em relação à área originária do câncer, que, por sua vez, poderão suportar a decisão clínica sobre o melhor tratamento. Atualmente, por meio de um só teste, o genoma do tumor pode ser comparado com mais de 320 genes, o que permite uma visão bastante assertiva sobre a opção terapêutica, que apresentará os melhores desfechos aos pacientes.

Jornada de medicina personalizada

"O diagnóstico de precisão traz benefícios sem precedentes para a gestão do câncer e representa o início da jornada da medicina personalizada. Essa abordagem também nos proporciona dados de vida real e a geração de insights para uma gestão mais sustentável do setor." Marcelo Oliveira, Head de Medicina Personalizada da Roche.

Segundo o executivo, uma jornada de assistência médica personalizada compreende três etapas. A primeira é a busca por maior precisão do diagnóstico e do conhecimento mais avançado sobre como seguir diante daquele determinado perfil de paciente. Na segunda, busca-se forma de passar as informações para os profissionais que atendem na ponta, aplicando o real word data, oferecendo ferramentas efetivas de suporte à decisão clínica. A última etapa é voltada a transformar o conhecimento gerado por meio da coleta e análise de dados, em insights decisivos para guiar o desenvolvimento de novas soluções e terapias, a antecipação de cenários e as oportunidades de melhoria no acesso aos tratamentos.

Dados da vida real

Recentemente, o governo federal criou o Genomas Brasil, programa destinado a fomentar pesquisas e o desenvolvimento científico e tecnológico, capazes de decifrar a relação entre o código genético e as doenças. O alvo é a criação de um banco público gigante de dados celulares dos brasileiros.

“O programa se traduz como um importante marco para conhecermos o perfil genômico brasileiro e para destravarmos o potencial da medicina personalizada no país. Parcerias entre os setores público e privado serão essenciais para que iniciativas como essa ganhem cada vez mais tração”, destaca Oliveira.

Para debater o cenário e as alianças de sucesso a favor dos pacientes e sistemas de saúde no Brasil, a Roche convida para mais uma edição do CB Fórum Live: “Inovação além do Tratamento”. Será na próxima segunda-feira, dia 6, das 15h30 às 17h30.

M-BR- 00006024

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação