Grupo Sabin completa 38 anos prestando assistência de saúde à população da capital

Referência em promoção de cuidados e bem-estar, a empresa brasiliense se tornou um dos maiores players de medicina diagnóstica do país

Apresentado por  
postado em 20/04/2022 19:37 / atualizado em 22/04/2022 12:05
 (crédito:  Marcos Welber)
(crédito: Marcos Welber)

Inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Com esse propósito, o Grupo Sabin, que nasceu em Brasília e em maio completará 38 anos, tem contribuído para mudar a história da saúde na capital federal. Fundado pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, a empresa cresceu acompanhando a expansão da cidade, trazendo inovação, gerando empregos e levando qualidade e atendimento de excelência para perto da população. “Brasília é muito acolhedora. Cheguei só com um diploma, achei uma amiga, nós sonhamos juntas e abrimos o Sabin”, conta Janete.

Sandra Soares Costa (à esquerda) e Janete Vaz (à direita)
Sandra Soares Costa (à esquerda) e Janete Vaz (à direita) (foto: Acervo Sabin)

O Sabin começou em uma sala de 90 m² na Asa Norte, ao lado do Hospital Regional de Asa Norte (HRAN), com três colaboradores. “Enquanto trabalhávamos em um laboratório da cidade, amadurecemos o sonho de abrir a própria empresa. Assim como a Janete, eu tinha experiência de empreendedorismo na família. Minha mãe foi uma mulher simples, porém, muito criativa. Irmã mais velha que exercia uma grande influência sobre os 11 irmãos. Usando seus dons, talentos e recursos, se transformou numa empreendedora, se realizando como uma profissional da moda”, conta Sandra.

O toque final para começar o negócio foi um telefonema de Sandra para Janete, perguntando se a “proposta de montar um laboratório ainda estava de pé”. A goiana de Anápolis respondeu que sim para a mineira de Inhapim e as duas foram visitar salas para alugar. “No dia em que a Sandra aceitou meu convite, um sábado de manhã, já saímos procurando um lugar. Depois de andar pela Asa Sul e pela Asa Norte, decidimos abrir a empresa no Edifício de Clínicas, porque pensamos que era perto do HRAN e perto da rodoviária, então seria lugar de fácil acesso para qualquer um que precisasse”, explica Janete.

Escolhido o local, sentaram na calçada em frente ao prédio e começaram a planejar a compra dos primeiros equipamentos. Foi quando um anúncio no Correio Braziliense chamou a atenção das futuras empreendedoras: “Vende-se equipamento de laboratório completo”. Imediatamente, juntaram todo o dinheiro guardado para fechar a negociação. “Deixamos tudo o que tínhamos como depósito, US$ 4 mil dólares. O restante do valor parcelamos em seis vezes. Eu falo que Deus é tão maravilhoso que não existe coincidência, a resposta para nossa decisão veio com o anúncio”, conta Janete nostálgica.

Como muitos negócios, o início do Sabin exigiu da dupla muito esforço e dedicação. “Nos anos 80, procuramos nos dedicar à estruturação e à consolidação do laboratório para que o Sabin, aos poucos, deixasse de ser uma idealização das sócias para assumir uma existência concreta no cenário laboratorial e médico-hospitalar do Distrito Federal. Com o apoio da família, garra, determinação e inovação, conseguimos vencer as barreiras e validar a nossa competência na prestação de serviços de qualidade e excelência no atendimento”, relembra Sandra.

Essa trajetória de sucesso foi construída com base em valores sólidos como credibilidade, ética, responsabilidade socioambiental, inovação, qualidade, respeito à vida e simplicidade, que as fundadoras trazem de família. As primeiras lições de empreendedorismo, recebi na fazenda onde fui criada em Anápolis (GO). “Com o meu pai aprendi sobre os valores familiares de honestidade, caráter, bom senso e a importância de muitos princípios que influenciam no dia a dia da organização. Com a minha mãe, além de incentivo para investir nos estudos e expandir meus horizontes, aprendi a cuidar do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas à minha volta”, lembra Janete.

Atualmente, são 115 unidades de negócios no Distrito Federal e 203 distribuídas nos estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina. No portfólio exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem, check up executivo e imunização, além de serviços de atenção primária à saúde (APS), com a aquisição da Amparo Saúde, no ano passado, e o lançamento de uma plataforma de saúde - Rita Saúde.

“A trajetória do Sabin é feita de grandes marcos. Um dos mais significativos ocorreu em 2009, quando em meio ao cenário econômico instável de crise, onde muitos desaceleraram ou estagnaram, nós decidimos ousar e dar um passo importante rumo à expansão. Em 2020, apesar da pandemia, seguimos nosso planejamento estratégico com foco no crescimento sustentável e humanizado, na geração de novas receitas e na melhoria da experiência do cliente por meio da transformação digital”, afirma Sandra

Crescimento mútuo

(foto: Acervo Sabin)

Ao longo do tempo, a história do Sabin se misturou a da cidade e a dos mais de 6.500 colaboradores espalhados pelo Brasil. Alguns deles, como Marly Vidal e Helena Martins Barros souberam aproveitar as oportunidades proporcionadas pela empresa e cresceram junto com ela.

“A empresa, por natureza da sua cultura, tem as pessoas no centro do negócio. O que faz com que os colaboradores sejam reconhecidos e valorizados. Comecei a trabalhar no Sabin quando tinha 21 anos e agora estamos juntos há 31 anos. Comecei como atendente. No Sabin, cresci como profissional e como pessoa. Sempre tive incentivo para estudar e me qualificar. Até a minha matrícula da faculdade foi paga pela empresa”, conta Marly, que atua agora como Diretora Administrativa e de Pessoas.

Marly Vidal
Marly Vidal (foto: Acervo Sabin)

Uma das responsáveis por implantar a política de gestão de pessoas da empresa, Marly, tem orgulho de compartilhar o amor que possui pelo trabalho que abriu tantas portas na sua vida. "Valorizamos muito o bom ambiente de trabalho. Tenho um amor muito grande pelo que faço e [sinto] orgulho dessa empresa fundada por duas mulheres. Eu, como mulher, me sinto honrada em fazer parte dessa organização”, afirma.

Apaixonada pelo trabalho e pela profissão, a animada técnica de laboratório Helena também tem orgulho de falar sobre sua parceria de mais de 20 anos com o Sabin. A moradora do Guará começou como atendente de coleta e já passou por vários cargos até chegar ao que mais gosta de fazer: ser considerada uma embaixadora da cultura Sabin.

“Em 1999 eu trabalhava em uma clínica de cardiologia, mas não era na minha área, então, quando terminei meu curso de Patologia Clínica, quis trabalhar no Sabin. Assim que vi que iria abrir uma unidade no Guará, deixei meu currículo. Em um dia de chuva, em abril de 2000, cheguei morrendo de vergonha por estar toda molhada para a minha entrevista. Para minha surpresa, uma das sócias, a dra. Janete, estava lá para me entrevistar ao lado da Marly”, relembra empolgada.

O Grupo Sabin coleciona reconhecimentos e prêmios importantes nas áreas de gestão, pesquisa técnico-científica, sustentabilidade, qualidade e inovação. As duas colaboradoras fazem parte do quadro que é ocupado em sua maioria pela força feminina, 77% dos colaboradores são mulheres e 74% dos cargos de liderança também são ocupados por elas.

“É muito bom olhar para a minha trajetória e ver o que alcancei junto com a empresa. Eu estou sempre pronta; onde eles precisarem do meu serviço, eu vou. Tenho orgulho de fazer parte de vários braços do Sabin”, afirma Helena, que agora também é uma das responsáveis por realizar treinamentos de diversos setores em todo o Brasil. Orgulhosa e proativa, também conta que uma das suas experiências mais marcantes foi ser convidada para realizar o atendimento domiciliar de uma famosa cantora, em Salvador (BA). "Como fã, quase não dormi quando soube que iria na sua casa. Mas fui como representante do Sabin e cumpri minha missão. A artista foi muito atenciosa comigo e me falou coisas muito bonitas. Nunca vou esquecer”, conta.

O Sabin é uma referência em empreendedorismo feminino no país.
Desde 2003, a companhia está na lista das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil. A pesquisa é feita pelo Instituto Great Place To Work (GPTW) todos os anos. No ranking nacional de 2021, a empresa ficou na 11° posição. São analisados requisitos como a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem na empresa pela perspectiva dos funcionários.

  • Acervo Sabin
  • Acervo Sabin
  • Acervo Sabin
  • Marcos Welber
  • Acervo Sabin

Lado social
Com o objetivo de promover cuidado e bem-estar à população, as sócias criaram em 2005, o Instituto Sabin, como braço social, para construir parcerias e implementar ações e projetos de impacto socioambiental nas cidades onde a empresa marca presença. “São 17 anos consecutivos de investimento social privado do Grupo Sabin. Faz parte da nossa essência cuidar das comunidades onde atuamos e ter um olhar atento para programas e ações sustentáveis. Isso tem conexão direta com o propósito do Grupo que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Nesse período já investimos mais de 50 milhões em programas e projetos de promoção ao ecossistema de impacto e responsabilidade social, o que permitiu impactar diretamente mais de 1,1 milhões de pessoas”, explica Sandra.

Em julho do ano passado, Helena recebeu a missão de ajudar um desses projetos. Mudou-se temporariamente para Maringá (PR) e auxiliou na formação de 26 alunos que haviam sido prejudicados nos estudos durante a pandemia. “Nesse projeto social fui ajudar a formar meninos que são ex-cortadores de cana e escorredores de café. São jovens que querem muito estudar, trabalhar e mudar de vida. Eu dava aula teórica e, depois, eles ainda tinham aulas práticas. Saí de lá deixando alguns já com emprego”, conta orgulhosa das ações que participa.

Desde a sua criação, o Instituto Sabin já beneficiou mais de 290 organizações sociais no país. “Eu falo que o nosso propósito vai além, porque vejo que a gente inspira também a sociedade com o nosso comportamento e valores, com a forma que conduzimos a empresa. Inspiramos a sociedade e também nossos parceiros e outras empresas. Queremos continuar a crescer. Acho que quanto mais Brasília cresce, mais a gente cresce junto”, conclui Sandra, refletindo sobre o futuro.

Matéria escrita pelo jornalista Sarah Paes

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação