Formação cidadã: qualidade nas relações e convívio harmônico

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postado em 03/03/2023 00:00
 (crédito: Divulgação)
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Além de formar jovens e crianças com base na excelência acadêmica, é papel da escola atuar também no desenvolvimento de uma consciência crítica, empática, respeitosa e acolhendo as diferenças. Dentro do ambiente escolar, os estudantes encontram condições favoráveis para realizar os seus projetos de vida, convivem com a diversidade e se preparam para viver de forma harmoniosa. Dessa forma, a escola se torna um espaço de formação integral, despertando nossos estudantes para a consciência cidadã. Que, antes de tudo, significa, ter um olhar para o outro, uma atitude digna, que contribui para tornar a sociedade mais justa, solidária e fraterna.

O Colégio Sigma se preocupa em formar cidadãos para o mundo. Para isso desenvolve um trabalho de excelência que estimula a sensibilidade e a reflexão crítica de crianças e jovens para serem capazes de reconhecer a diversidade e de estabelecer uma convivência ética e responsável com o outro. Segundo Natália Rocha, Diretora Pedagógica do Colégio Sigma, a escola desenvolve programas que visam envolver os alunos e suas famílias em atividades de debates significativos, promovendo espaços onde possam participar da tomada de decisões, refletir sobre suas próprias atitudes e as do grupo. "O Movimento #SemBullyingMaisDiálogo, o projeto de Convivência Ética, as Equipes de Ajuda, o Laboratório Inteligência de Vida – LIV e o Anjos do Sigma são alguns exemplos do trabalho que é realizado diariamente dentro da escola com o objetivo de fomentar a formação cidadã prezando pela qualidade nas relações", afirma.

O Movimento #SemBullyingMaisDiálogo, lançado em maio de 2022, tem como principal objetivo favorecer a construção de relações saudáveis, em que os alunos encontrem um espaço de participação democrática e possibilidades de expressão de seus sentimentos, bem como de exercitar formas assertivas de linguagem que reconheçam sentimentos, favorecendo a tomada de decisões. “É mais do que necessário fomentar um ambiente cooperativo que promova o autoconhecimento e o desenvolvimento de empatia dessas crianças e jovens”, comenta Natália. A diretora também ressalta que todas as ações realizadas no último ano apresentaram um resultado efetivo na evolução dos alunos. “Entendemos que o olhar para o socioemocional é um projeto perene, contínuo, ao longo de toda a formação escolar e a vida”.

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Convivência Ética

Com o objetivo de criar um clima de confiança, diálogo e escuta entre alunos, professores e demais colaboradores, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais têm aulas de Convivência Ética. O programa, pioneiro em Brasília, estimula a construção de relações interpessoais mais justas e respeitosas. “Que contribuam para a reflexão sobre valores e sentimentos, e uma sociedade mais ética a partir de debates e pesquisas”, afirma a coordenadora de Convivência Ética, Paula Cavalcante. Toda a equipe escolar passou por três anos de formação com o grupo de estudos e pesquisas em educação moral – GEPEM da Unicamp e da Unesp.

Dentro da Convivência Ética há também o programa de Equipes de Ajuda, grupo formado por alunos do 6º ao 9º ano, tutoriado por professores, orientados e instrumentalizados para ajudar os colegas e propor ações voltadas para o bem-estar coletivo. Eles trabalham juntos em atividades relacionadas aos conflitos reais de convivência que seu grupo escolar enfrenta. “Esses estudantes são escolhidos pela própria turma a partir do princípio da confiança. E participam de formações, junto aos professores e coordenação de Convivência Ética, para aprenderem a observar melhor as situações, como abordar os colegas e como disponibilizar ajuda quando necessário”, afirma a coordenadora. “O objetivo é que eles sejam protagonistas e saibam reconhecer a necessidade de si e do outro”.

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Já as crianças dos Anos Iniciais, desde 2022, como um complemento às aulas de Convivência Ética, também participam do Laboratório Inteligência de Vida – LIV. O programa, da Eleva Educação, tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais de crianças e jovens de todo o Brasil. Segundo Paula, o programa trabalha com os alunos temas como: emoções, autoconhecimento, conhecimento de grupo, comunicação, possíveis casos de bullying, uso do ambiente virtual e outros. “Ele ajuda os menores a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades e competências para a vida”, afirma.

Anjos do Sigma

Com o intuito de fomentar, cultivar e estimular nos adolescentes um comportamento ético, o sentimento de responsabilidade social e a solidariedade, a escola também promove o Anjos do Sigma. O projeto de voluntariado é realizado com os alunos do Ensino Médio há mais de 15 anos. Ao longo do ano, os jovens promovem campanhas solidárias com o objetivo de arrecadar itens a serem doados para instituições parceiras. Além disso, eles também realizam visitas a creches, abrigos e asilos em algumas datas pontuais. “Orientados pelos professores, os estudantes têm autonomia para criar ações em que, de algum modo, interagem com as pessoas que frequentam ou vivem nesses locais”, comenta Natália. "O voluntariado e a consciência cidadã andam de mãos dadas no projeto”, finaliza.

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