Líder em 4G no DF, TIM já se prepara para a próxima geração

Todas estas transformações demonstram a importância de criar e desenvolver políticas públicas eficientes e coordenadas em prol da conectividade.

Apresentado por  
postado em 28/12/2020 15:37 / atualizado em 31/12/2020 12:14
 (crédito: skyNexti/iStock.com)
(crédito: skyNexti/iStock.com)

A quinta geração de internet móvel não representa apenas mais um G na evolução da velocidade de downloads e uploads. Chega para dar conta de outra tarefa importante: um futuro em que cada vez mais dispositivos estarão permanentemente conectados à rede, da roupa que vestimos até a panela de pressão, passando por carros autônomos e lâmpadas. Muito além do individual, o impacto será ainda maior para o coletivo nas mais diversas áreas, como educação, saúde, agricultura e indústria.

Além da alta velocidade, a grande novidade da rede 5G é a baixa latência, ou seja, o tempo que cada antena ou ponto da rede leva para processar ou repassar os dados. A transmissão é praticamente instantânea. Isso resultará em saltos tecnológicos nas mais diversas áreas. Na saúde, por exemplo, o acesso ao 5G permitirá serviços como telemedicina, suportando diagnóstico remoto, além de tratamento e monitoramento de pacientes e o aumento da cobertura dos atendimentos.

A educação será outro setor fortemente beneficiado. Com o acesso ao 5G, as possibilidades serão inúmeras: estudantes poderão se transportar para dentro dos conteúdos, por meio de realidade aumentada e virtual. Alunos serão capazes de “visitar” estrelas e planetas, passear por museus por todo o mundo, entre outras inúmeras possibilidades. Os cursos EAD se desenvolverão cada vez mais, com recursos que muitas vezes as aulas presenciais não têm.

No dia a dia, carros conectados tornarão o trânsito mais seguro. A velocidade do 5G permitirá que veículos recebam e transmitam informações em tempo real, sem interrupções. Um semáforo interligado à rede, por exemplo, poderá analisar o tráfego de automóveis e as demais condições da via. Assim, o trânsito poderá fluir de maneira mais dinâmica e eficiente.

Todas estas transformações demonstram a importância de criar e desenvolver políticas públicas eficientes e coordenadas em prol da conectividade. Por conta da pandemia, o ano de 2020 evidenciou ainda mais a essencialidade dos serviços de telecomunicações. Mas, para os próximos anos, a conectividade moldará o futuro da sociedade e se tornará ainda mais relevante.

REVOLUÇÃO 

A Tim inicia o 5G para você se conectar com quem ama
A Tim inicia o 5G para você se conectar com quem ama (foto: monkeybusinessimagesi/iStock.com)

O ano de 2020 trouxe novos desafios para todos. A pandemia de Covid-19 virou o mundo de cabeça para baixo, distanciou as pessoas e, consequentemente, provocou um grande aumento no acesso e no uso da internet. Foi por meio dos celulares, tablets e computadores que, durante boa parte do ano, mantivemos contato com entes queridos, acompanhamos o crescimento de sobrinhos e netos, matamos um pouco da enorme saudade.

Foram tempos de adaptações e mudanças, que a TIM encarou com a seriedade que a coloca com a maior e melhor cobertura 4G do Brasil e no Distrito Federal. A empresa também vem investindo quando o assunto é a rede 5G. A empresa anunciou recentemente a expansão da cobertura 5G DSS para 12 cidades brasileiras, entre as quais, Brasília. Até o final de dezembro, em algumas áreas da cidade, os brasilienses poderão ter acesso, sem custos adicionais, a uma nova experiência de conectividade.

Em outubro, a empresa já havia anunciado um projeto piloto em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG) com a rede 5G DDS. Cerca de 300 clientes da operadora receberam equipamentos 5G em suas residências para testarem, sem custo adicional, uma nova experiência de conectividade. O objetivo foi levar banda larga residencial de altas velocidades por meio da rede móvel.

Para Alberto Griselli, vice-presidente comercial da TIM Brasil, o piloto prepara consumidores desde já para o futuro da rede de quinta geração: “O 5G traz consigo um potencial de negócios e oportunidades nunca antes vistos. É a chance de promover a transformação digital e a inclusão digital de forma mais rápida e eficiente, e assim, atender à crescente demanda por serviços de conectividade de altíssima velocidade.”

"Vamos vencer as barreiras do Brasil e levar a banda larga para todo país, assumindo o protagonismo no 5G assim como já fizemos no 4G."

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil

“A liderança da TIM no 4G e os fortes investimentos em infraestrutura nos permitiram estarmos prontos desde já para o 5G. Fomos pioneiros nos testes da nova tecnologia no ano passado, fizemos parcerias estratégicas com instituições de ensino e conduzimos as discussões no mercado, movimentando o ecossistema necessário para a implantação da rede de quinta geração. Agora, nos antecipamos, mais uma vez, ao disponibilizar o piloto de um novo serviço para que nossos clientes tivessem, desde já, uma experiência real e diferenciada de banda larga a caminho do 5G de verdade.”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

O 5G PELO MUNDO

O 5G já conquista o mundo
O 5G já conquista o mundo (foto: NirutiStocki/iStock.com)

Em outros países, o uso das primeiras redes 5G tem diferentes perfis de serviço:

  • Na Coreia do Sul, país mais adiantado na implantação da tecnologia, 6 milhões de pessoas já têm acesso ao 5G. Operadoras vêm investindo em entretenimento em vídeo, realidade virtual e aumentada, e a produção de carros autônomos foi impulsionada.
  • No Reino Unido, há pacotes para celular com aplicativos para assistir jogos de futebol em resolução maior.
  • Nos Estados Unidos, o 5G está focado em melhorar a experiência da banda larga residencial.
  • Na Suécia, o 5G alavancou a indústria de games. Desde o advento da tecnologia, no fim de 2019, o download de jogos on-line aumentou 200%.

  • Saiba mais sobre a cobertura em Brasília >>>
    Saiba mais sobre a cobertura em Brasília >>> Site | TIM
  • Curta a cobertura 5G
    Curta a cobertura 5G Site | TIM
  • Até 2023, a TIM terá cobertura em todo o Brasil
    Até 2023, a TIM terá cobertura em todo o Brasil Site | TIM
  • Mais dúvidas, clique aqui: http://bit.ly/Cobertura5GdaTIM
    Mais dúvidas, clique aqui: http://bit.ly/Cobertura5GdaTIM Site | TIM

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação