O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, defendeu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) após crítica do congressista norte-americano Eliot Engel, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA. Ao jornal O Globo, o embaixador afirmou que o parlamentar brasileiro estava exercendo a sua liberdade de expressão.
"Eu sou um grande defensor da liberdade de expressão. E todos têm a habilidade de falar a quem eles estão pró e contra como quiserem, e não vou dizer para alguém que não deve falar bem ou mal do meu presidente", disse Chapman ao ser questionado pelo jornal sobre se o apoio do parlamentar é prejudicial às relações Brasil-EUA.
Na última segunda-feira (27), Engel compartilhou uma publicação feita por Eduardo Bolsonaro em apoio ao presidente Donald Trump, que tenta a reeleição neste ano. O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA então escreveu: "Nós já vimos essa tática antes. Ela é vergonhosa e inaceitável. A família Bolsonaro precisa ficar fora das eleições dos Estados Unidos".
Em resposta, Eduardo Bolsonaro publicou nesta terça-feira (28) em seu Twitter: "O problema é eu opinar sobre as eleições nos EUA? Ou é apoiar Donald Trump?".
O parlamentar ainda pontuou que a "liberdade de expressão está em perigo em todo mundo". "Cada vez mais filhotes de ditadores botam as asinhas de fora. A sorte do colega dos EUA Eliot Engel é que não sou de esquerda, se não esse post seria reduzido ao insulto de xenofóbico. Pauto-me pela razão, não pelo politicamente correto", escreveu.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.