MPF processa Bolsonaro por declarações sobre mulheres

Além do presidente, também respondem a ação ministros do governo

Correio Braziliense
postado em 10/08/2020 18:56 / atualizado em 10/08/2020 18:57
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um processo contra o presidente Jair Bolsonaro devido a falas dele e de seus ministros "preconceituosas e discriminatórias" conta mulheres.

O processo foi movido pela Procuradoria-Regional dos Direitos do Cidadão, em São Paulo, e faz dois pedidos: que a União invista ao menos R$ 10 milhões em campanhas de conscientização sobre o direito das mulheres; e uma multa de R$ 5 milhões, paga ao Fundo de Direitos Difusos, por danos morais à mulheres.

Na ação, é explicado que as ações publicitárias deverão ter veiculação por no mínimo um ano e deverão expor dados sobre a desigualdade de gênero e reforçar informações sobre os direitos das mulheres.

Na ação, o MPF cita algumas falas do presidente. Uma delas foi dita em uma live de Bolsonaro em que ele criticou uma repórter da Folha de S.Paulo dizendo que ela "queria dar o furo"; e uma outra fala em que ele disse que qualquer um poderia ficar à vontade e vir ao país transar com uma mulher. Ao criticar o que chamou de "turismo gay". 

Além das declarações do presidente, o processo também cita afirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, quando disse que Brigitte Macron, primeira-dama da França, era "feia mesmo". O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quando disse que tinha uma banalização do termo "estupro" e a fala da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que afirmou que "a mulher deve ser submissa. Dentro da doutrina cristã, sim".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação