Deltan pede ao STF suspensão de ações que querem afastá-lo da Lava-Jato

Em outubro do ano passado, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) pediu o afastamento do procurador falando em "resguardar condições de atuação minimamente isenta do MP"

Sarah Teófilo
postado em 10/08/2020 19:26 / atualizado em 10/08/2020 20:13
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

Coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol pediu nesta segunda-feira (10/8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda duas ações que pedem o seu afastamento da Lava-Jato. Os procedimentos estão no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e a defesa solicita que não seja dado andamento até que o referido pedido seja analisado pelo STF.

Um dos pedidos foi feito pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) em outubro do ano passado. Dentre alguns pontos citados, ela alega que Dallagnol teria realizado palestras como uma forma de "alavancar sua imagem pessoal" e depois "monetizar aparições públicas". A senadora afirma que a representação tem como objetivo "resguardar as condições de atuação minimamente isenta do Ministério Público”.

O outro foi realizado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), pedindo a suspensão disciplinar de Deltan da Lava-Jato. Ele questiona mensagens publicadas pelo procurador nas redes sociais nas quais afirmou que se Renan fosse eleito para a presidência do Senado, haveria dificuldade na aprovação de reforma contra corrupção. O pedido também é do ano passado.

A defesa solicitou que os procedimentos fossem retirados de pauta no CNMP. O pedido foi, ainda, para que caso não haja a suspensão, e os procedimentos aconteçam antes de o STF analisar o referido pedido, que seja anulado o julgamento de instauração que venha a ser proferido e "todos os atos processuais supervenientes, pelo princípio da contaminação ou da propagação da nulidade".

Os advogados Alexandre Vitorino e Francisco Rezek pedem que caso não haja suspensão, que o julgamento do processo de remoção e eventual afastamento cautelar de Dallagnol "seja submetido a quórum de deliberação de maioria absoluta e não seja realizado até que, assegurada a ampla defesa, seja produzida a prova oral já requerida pelo procurador Deltan Dallagnol a propósito dos fatos articulados na inicial do pleito de remoção".

Eles solicitam ainda ao cliente "a oportunidade de falar e produzir provas sobre os fatos os novos fatos que o relator busca inserir na causa de pedir da remoção". Ambos os casos estão em pauta para ser analisados no CNMP no próximo dia 18.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação