'Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira', diz Bolsonaro

O presidente afirma que tem convidado embaixadores de outros países a sobrevoarem a área para comprovarem que não há desmatamento ou focos de incêndio na região

Ingrid Soares
postado em 11/08/2020 14:57 / atualizado em 11/08/2020 15:00
Agricultores observam enquanto tentam impedir um incêndio ilegal que queima parte da reserva da floresta amazônica perto de suas terras ao norte de Sinop, no estado de Mato Grosso, Brasil, em 10 de agosto -  (crédito: Carl de Souza/AFP)
Agricultores observam enquanto tentam impedir um incêndio ilegal que queima parte da reserva da floresta amazônica perto de suas terras ao norte de Sinop, no estado de Mato Grosso, Brasil, em 10 de agosto - (crédito: Carl de Souza/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na tarde desta terça-feira (11/8), que “a história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira”. A declaração ocorreu durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, que coordena a preservação dos recursos naturais da região Amazônica.

A reunião ocorreu por meio de videoconferência e contou com a participação do presidente da Colômbia, Ivan Duque; do Peru, Martín Vizcarra; da Bolívia, Jeanine Añez Chávez; do Equador, Lenín Moreno e George Talbot, embaixador da Guiana Francesa no Brasil.

O chefe do Executivo brasileiro afirma que tem convidado embaixadores de outros países a sobrevoarem a área para comprovarem que não há desmatamento ou focos de incêndio na região. “O fato de que a maior parte da floresta amazônica permanece intacta a comprovação de que nossos estados são perfeitamente capazes de cuidar desse patrimônio com atenção aos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Em toda reunião que tenho com embaixadores de outros países que têm desejo e interesse na Amazônia, eu os tenho convidado, por exemplo, na época do ano em que assim eles bem entenderem, a sobrevoar comigo, dentro do avião da força aérea”, disse.

Bolsonaro completou: “Por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus, em aproximadamente 600 km eles não acharão nenhum foco de incêndio, nenhum quarto de hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só. Até mesmo pela sua pujança, bem como por ser floresta úmida, como em grande parte dos senhores, não pega fogo. Então essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação