GOVERNO

Popularidade turbina campanha

Bolsonaro volta ao Nordeste para inaugurar termelétrica e age como candidato. Giro prossegue hoje, no MS, e há possibilidade de visitar o RN nesta semana

Ingrid Soares
postado em 17/08/2020 23:05 / atualizado em 17/08/2020 23:07
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

Empolgado pela alta da popularidade demonstrada por recentes pesquisas de opinião, e em contínua ofensiva pelo eleitorado petista no nordeste, o presidente Jair Bolsonaro esteve, ontem, em Aracaju para inaugurar a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I em ritmo de campanha eleitoral. Ainda no aeroporto, fez questão de confraternizar com a massa ao subir nos ombros de um segurança para distribuir apertos de mão, colocou chapéu de vaqueiro, acenou, distribuiu sorrisos —e, claro, tirou a máscara protetora. Mas, mesmo agindo como candidato antecipado ao próprio cargo, afirmou não estar preocupado com a corrida de 2022.

“É outra história. Quero fazer um governo bom nesses quatro anos”, garantiu.

O presidente está disposto a surfar na popularidade que o auxílio emergencial de R$ 600 lhe tem proporcionado — tanto que, hoje, estará no Mato Grosso do Sul para a inauguração da Estação Radar de Corumbá e visitará o 9º Grupo de Artilharia de Campanha, em Nioaque; e nesta semana deve volçtar ao Nordeste, dessa vez ao Rio Grande do Norte. A pesquisa da XP/Ipespe, divulgada ontem, aponta que sua avaliação positiva subiu para 37%, mesmo percentual de aprovação registrado pela pesquisa do Datafolha, divulgada na última sexta-feira. É o maior patamar de aprovação já registrado desde o início do governo e, no mesmo período, o grupo que considera o governo ruim ou péssimo caiu de 45% para 37% (menor índice desde agosto de 2019).

Orçamento

Durante a inauguração da termelétrica, Bolsonaro salientou que o orçamento do país é “carimbado e comprometido com despesas obrigatórias”, implicando em menos recursos para investimentos e em uma “briga grande” entre os ministros pelas receitas.

“Nós sabemos que o nosso orçamento, em grande parte, é carimbado, é completamente comprometido com despesas obrigatórias. Sobra muito pouco e a briga é muito grande para que cada ministro consiga puxar um pouco desse orçamento para si para fazer alguma coisa”, justificou, referindo-se, sobretudo, ao conflito entre o ministro Paulo Guedes (Economia), que prega austeridade fiscal, e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), defensores do aumento de gastos.

O presidente apontou a iniciativa privada como parceira para a realização de projetos. “Uma grande aliada nossa nessas questões, principalmente com os recursos vindos de fora”, completou.

Bolsonaro também falou sobre a importância de um bom relacionamento entre os Poderes e governadores para o desenvolvimento do país. E disse que grande parte das obras de infraestrutura feitas no Brasil se devem ao Exército.

Para o cientista político Rodrigo Prando, professor da Universidade
Presbiteriana Mackenzie, não há dúvida de que Bolsonaro segue de olho nas eleições. Ele aponta que o presidente não desceu do palanque. “Não é que ele esteja antecipando as eleições de 2022. A lógica foi manter a campanha constante. Ele não encerrou a campanha de 2018 e a primeira atitude, depois de eleito, foi se colocar a favor da reeleição, quando, em campanha, disse que era contra. É provável que tenhamos uma situação inédita de um presidente que não governou, mas se manteve em campanha por quatro anos”, observou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação