Ministro Celso de Mello tira licença do Supremo para tratamento médico

Desfalque em uma das cadeiras do Supremo gera acirramento nas votações do plenário

Renato Souza
postado em 19/08/2020 14:10 / atualizado em 19/08/2020 14:13
 (crédito: Evaristo Sa/AFP - 21/3/20)
(crédito: Evaristo Sa/AFP - 21/3/20)

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), vai tirar licença médica e gerar votações ainda mais acirradas no plenário da Corte. Isso, por conta da vaga que ficará ausente até o retorno do magistrado. Com uma das 11 cadeiras sobrando, as votações correm o risco de empatar, com cinco votos para cada lado — o que leva ao desempate por meio do voto do presidente do Tribunal.

Em janeiro deste ano, Mello passou por uma cirurgia para colocação de prótese no quadril. Na ocasião, ele se afastou dos trabalhos por um mês. Em março, se afastou novamente para tratamento médico, retornando na segunda quinzena de abril.

Neste mês, se ausentou por alguns dias para realizar exames. A licença anunciada nesta quarta-feira (19/8) é por tempo indeterminado. Em 1ª de novembro deste ano, o ministro Celso de Mello vai completar 75 anos e deve deixar o cargo, sendo aposentado compulsoriamente. Em razão disto, o presidente Jair Bolsonaro terá de indicar um novo nome, que passará por sabatina no Senado, que precisa dar aval para a nomeação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação