'Eu acho que o Guedes está firme', diz Mourão sobre eventual saída do ministro

A declaração foi dada a um grupo de jornalistas na saída do Palácio do Planalto.

Ingrid Soares
postado em 26/08/2020 19:17 / atualizado em 26/08/2020 19:33
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) comentou na noite desta quarta-feira (26/08) a eventual saída do ministro da Economia, Paulo Guedes. Mourão defendeu a permanência do “Posto Ipiranga” e disse que Guedes tem a “resiliência necessária”. A declaração foi dada a um grupo de jornalistas na saída do Palácio do Planalto.

A permanência do ministro foi posta em dúvida após o presidente Jair Bolsonaro ter exposto descontentamento na manhã desta quarta-feira (26/08) com a proposta do Renda Brasil apresentada ontem (25) pela equipe econômica, chefiada por Guedes. O chefe do Executivo afirmou que pediu a suspensão do anúncio do super pacote do Pró-Brasil que ocorreria no Palácio do Planalto porque segundo ele, “não poderia tirar dos pobres para dar a paupérrimos”. A declaração ocorreu durante a solenidade de religamento do Forno I da Usiminas, em Ipatinga.

“Ontem discutimos a proposta, a possível proposta do Renda Brasil. Eu ontem falei 'está suspenso'. Vamos voltar a conversar. A proposta como a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos. Não podemos fazer isso aí”, declarou.

Na proposta inicial de Guedes, o benefício do Renda Brasil, o novo Bolsa Família, teria o valor médio de R$ 247. O presidente por sua vez, espera que o ministro consiga aumentar a quantia, que a exemplo do auxílio, se bem sucedido, terá impacto positivo em sua popularidade. Bolsonaro também não quer arcar com o ônus político de tirar benefícios já concedidos a população mais carente para bancar o programa. Resta saber de onde virá a verba.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação