Eleições

No STF, Senado defende reeleição dos presidentes do Congresso

No processo, o partido pede que a Corte proíba a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Jorge Vasconcellos
postado em 27/08/2020 15:39

O Senado Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), dentro de uma ação protocolada pelo PTB, uma manifestação em que defende o direito de presidentes das duas Casa do Congresso se reelegerem. No processo, o partido pede que a Corte proíba a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A manifestação é assinada pelo Secretário-Geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e argumenta que a emenda constitucional que permitiu a reeleição do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso valeria também para o Senado e para a Câmara.

A Constituição proíbe explicitamente a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado, determinando que "cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente".

O Supremo, porém, abriu uma exceção em 1999, permitindo a reeleição do presidente das Casas de uma legislatura para outra. Com base nisso, ocorreu a reeleição de ACM no Senado e depois, a de Michel Temer e Rodrigo Maia. Maia conseguiu também a autorização da Justiça para ser reeleito após um mandato-tampão, em 2017.

Agora, porém, Alcolumbre tenta a reeleição dentro do período de uma mesma legislatura, na eleição que deve ocorrer em 2021. A manobra é defendida pelo Senado.

O argumento é de que a emenda de FHC permite expressamente a reeleição apenas para o Executivo porque "tensões políticas da época não permitiram a inclusão no texto de menção expressa às Mesas do Poder Legislativo Nacional". Bandeira de Mello defende o "entendimento" de que a alteração se aplica ao Legislativo.

Davi Alcolumbre (DEM-AP) vem costurando a articulação por sua reeleição junto a parlamentares. Ele espera convencer os ministros do STF a liberarem sua candidatura na ação protocolada pelo PTB. Por consequência, seria liberado também Rodrigo Maia, que já está no terceiro mandato consecutivo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação