Visita surpresa

De surpresa, Bolsonaro vai ao STF e se despede do presidente da Corte, Dias Toffoli

O ministro deixará o comando da corte nesta quinta-feira (10), após dois anos de mandato

Ingrid Soares
Renato Souza
postado em 09/09/2020 17:19 / atualizado em 09/09/2020 17:50
 (crédito: Divulgação/CNJ)
(crédito: Divulgação/CNJ)

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (09/09) para fazer uma visita surpresa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

O ministro deixará o comando da corte nesta quinta-feira (10), após dois anos de mandato. Assume o ministro Luiz Fux.

Ainda hoje, Toffoli recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento brasileiro, que foi entregue durante sessão da Câmara dos Deputados.

A chegada do presidente Bolsonaro ao plenário foi percebida pelo ministro Alexandre de Moraes, que interrompeu brevemente sua fala para informar que o chefe do Executivo estava na plateia. Moraes faz discurso de despedida de Toffoli na presidência do Supremo e ressalta a independência dos Três Poderes e ameaças contra a Corte e seus integrantes.

Em seu discurso, após a chegada de Bolsonaro, Moraes destacou que a Corte e seus integrantes foram ameaças, mas disse que Toffoli soube agir rapidamente para debelar qualquer investida. "Sabemos quanto o STF foi ameaçado, quanto os ministros foram ameaçados, quanto familiares de ministros foram ameaçados. Mas nós tínhamos o instrumento na mão, e esse instrumento que permitiu, dentro das regras da Constituição Federal, do Estado de direito e da democracia, a reação rápida, instrumento só possível graças à coragem de vossa excelência. Não existe Estado democrático sem poder Judiciário independente e não existe Poder Judiciário independente se os seus juízes não tiverem a garantia física de moral de poderem atuar segundo a Constituição, a legislação e a sua consciência", disse Moraes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação