ECA

"Deixa a molecada trabalhar" diz Bolsonaro sobre trabalho infantil

Presidente criticou notificação do Ministério Público do Trabalho a homem que deu relógio para menino que engraxava sapatos presentear o pai

Augusto Fernandes
postado em 10/09/2020 22:08
 (crédito: Isac Nobrega)
(crédito: Isac Nobrega)

Em transmissão nas redes sociais durante a noite desta quinta-feira (10/9), o presidente Jair Bolsonaro apoiou o trabalho infantil, a despeito de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vedar atividades profissionais para adolescentes com menos de 16 anos de idade.

O chefe do Executivo abordou o assunto ao comentar o episódio de um empresário de Catalão (GO) que ajudou um menino engraxate que queria presentear o pai com um relógio em razão do dia dos pais.

Em agosto, um vídeo que viralizou na internet mostrou o homem dando o produto de graça para a criança depois de o menino ter usado toda a quantia que havia juntado engraxando sapatos para adquirir o item.

Nesta semana, o relojoeiro foi notificado pelo Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO) por apologia ao trabalho infantil. O homem está impedido de dar entrevistas sobre o assunto e pode ser multado em até R$ 10 mil caso descumpra a ordem do MPT-GO.

Bolsonaro criticou a decisão. "O Ministério Público do Trabalho notificou o dono da relojoaria dizendo que estava fazendo apologia ao trabalho infantil. A que ponto chegamos?", questionou.

"Deixa o moleque trabalhar, poxa. Eu trabalhei. Outro dia eu falei que aprendi a dirigir com 12 anos de idade. Eu já engraxei sapatos. Molecada quer trabalhar, trabalha", acrescentou o presidente, que enfatizou: “Deixa a molecada trabalhar. Hoje se um moleque está lá na Cracolândia eu acho que ninguém faz nada".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação