Governo

"Estamos praticamente vencendo a pandemia", diz Bolsonaro

O Ministério da Saúde registrou até ontem (09/08), 129.522 óbitos causados pelo novo coronavírus. Na mesma data, em 24 horas, a pasta registrou 983 mortes

Ingrid Soares
postado em 11/09/2020 11:45 / atualizado em 11/09/2020 11:45
 (crédito: Marcos Correa/PR)
(crédito: Marcos Correa/PR)

Durante passagem pela Bahia, em uma visita às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em São Desidério, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira (11/9) que o Brasil “está praticamente vencendo a pandemia” e que o país foi um dos que menos sofreu com a covid-19 devido às medidas tomadas pelo governo. Bolsonaro ainda enumerou as ações. O Ministério da Saúde registrou até ontem (9/8), 129.522 óbitos causados pelo novo coronavírus. Na mesma data, em 24 horas, a pasta registrou 983 mortes.

“Estamos praticamente vencendo a pandemia. O governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados, quer seja com auxílio emergencial que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil, quer seja com estímulos a pequeno e micro empresas com créditos, investindo também massivamente na questão de meios e recursos para que governadores e prefeitos não faltassem junto a saúde como atender aos possíveis infectados e estamos vendo, já começa a aparecer, em especial nas mídias lá de fora, porque a mídia aqui dentro é difícil aparecer boa notícia, que o Brasil foi um os países que menos sofreu com a pandemia dados as medidas tomadas pelo governo federal”, concluiu.

Obras

Bolsonaro ainda teceu elogios ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que participou da solenidade. O presidente apontou que ele possui grande capacidade para negociar e convencer. “Lá dentro do TCU, Tarcísio conseguiu, com sua maneira peculiar de trabalhar, levando sempre a verdade e os interesses nacionais acima de tudo, também desencravar a malha paulista. Então essa grande obra que está sendo concluída aqui que nos próximos anos será efetivada nos ligando com o resto do Brasil, com a Norte-Sul, bem como lá para o Sul, via malha paulista, entre outros bem demonstra que a capacidade do Tarcísio em negociar, em convencer, é enorme. E essas obras estão aos poucos aparecendo no nosso Brasil”.

O mandatário ressaltou que o governo concluirá obras antigas antes de iniciar novos empreendimentos e que, dessa forma, respeita a verba pública. “Se lá atrás com Juscelino houve investimento massivo nas rodovias porque o petróleo era barato e assim era obviamente bom para aquela época, depois da crise do petróleo mudou, depois dos anos 70. Mas pouca gente pensou em investir em ferrovias. E nós optamos antes de investir massivamente em ferrovias, é terminar as obras já começadas e isso demonstra que temos zelo pelo recurso público e realmente estamos investindo em algo bom para o nosso Brasil”, disse.

Bolsonaro apontou que possui um “grande compromisso com a nação”: “É fazer com que as obras aconteçam com menos recursos ou muitas vezes com criatividade, como diz o Tarcísio. Dessa maneira, temos como dar esperança a nossa população e tirar o Brasil de situação complicada que ainda se encontra”.

Também estiveram presentes no evento o ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Os deputados federais baianos Dr.João (PROS), João Roma (Republicanos) e Zé Rocha (PL) também compareceram.

Sem máscara

Na chegada a Barreiras, de onde depois pegou um helicóptero para São Desidério, Bolsonaro não utilizou máscara e repetiu as cenas de viagens a outros estados. Em meio a aglomeração de apoiadores, Bolsonaro cumprimentou bolsonaristas com apertos de mãos e tirou selfies.

“Perfeita sintonia”

Bolsonaro também afirmou nesta manhã (11/9) que o governo está em “perfeita sintonia” com grande parte do parlamento brasileiro e que tem se aproximando cada vez mais das autoridades do Judiciário.

“Quero agradecer a Deus pela minha vida, a grande parte de vocês presentes que acreditaram em mim por ocasião das eleições. Hoje me faço acompanhar também de três deputados federais da Bahia, o Zé Rocha, João Roma e Dr, João demonstrando que há uma perfeita sintonia entre o Executivo e grande parte do parlamento brasileiro assim como, aos poucos, estamos nos aproximando cada vez mais das autoridades do judiciário”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação