Cirurgia Bolsonaro

Cirurgia de Bolsonaro para retirada de cálculo na bexiga termina sem intercorrências

Segundo o boletim médico, o chefe do Executivo encontra-se estável clinicamente, sem febre e sem dor

Ingrid Soares
postado em 25/09/2020 11:04 / atualizado em 25/09/2020 11:37
 (crédito: Sérgio Lima/AFP)
(crédito: Sérgio Lima/AFP)

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro para retirada de cálculo da bexiga terminou sem intercorrências. Segundo o boletim médico do hospital Albert Einstein, a intervenção durou 1h30 e o cálculo foi totalmente removido. “No momento, o paciente encontra-se estável clinicamente, afebril e sem dor”, diz um trecho do documento.

Bolsonaro está sob acompanhamento de dois médicos, o cardiologista Leandro Echenique e o urologista Leonardo Lima Borges e deve receber alta no máximo, até domingo. Contudo, com o bom andamento da intervenção, o presidente pode ser liberado ainda hoje.

Para extrair a pedra, a equipe médica  recorreu a uma cirurgia conhecida como cistolitotripsia, considerada simples e minimamente invasiva. Esse método permite que um cano fino siga através do canal da uretra até chegar à bexiga, onde a pedra será fragmentada com a ajuda de um laser. No início do mês, o presidente comentou que estava com uma pedra na bexiga "maior que um grão de feijão".

 

Outras cirurgias


Esse é o sexto procedimento médico realizado pelo chefe do Executivo após a facada recebida em 2018, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). Dentre as intervenções, ele se submeteu a uma cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino e teve de retirar uma bolsa de colostomia.Nesse intervalo, Bolsonaro também fez uma cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada e fez uma operação de vasectomia.

Causas


As causas para a aparição de um cálculo vesical variam. A pessoa pode já ter predisposição à formação de pedras na bexiga, mas existe a possibilidade de o cálculo ter sido formado no rim e se deslocado à bexiga. Além disso, a pedra pode aparecer devido a algum grau de retenção urinária ou por acúmulo de urina na bexiga.


O problema mais frequente causado por um cálculo vesical é a dificuldade para urinar. A pedra na bexiga entope a uretra e, com isso, o paciente acaba sentindo dores para expelir a urina. Outro reflexo da doença é a interrupção do jato urinário. Dessa forma, a retirada do cálculo é fundamental para evitar que a pedra cresça dentro da bexiga, comprometendo ainda mais o sistema urinário, ou para que o paciente desenvolva algum tipo de inflamação mais grave, que em determinados casos pode evoluir para uma septicemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação