STF

Celso de Mello antecipa volta de licença médica nesta sexta-feira

Magistrado do Supremo Tribunal Federal é o relator da investigação que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal para beneficiar amigos e parentes

Renato Souza
postado em 25/09/2020 14:59 / atualizado em 25/09/2020 15:00
 (crédito: Carlos Moura/SCO/STF
)
(crédito: Carlos Moura/SCO/STF )

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), antecipou o fim de uma licença médica e retornou aos trabalhos na Corte nesta sexta-feira (25). Inicialmente, a previsão de retorno era para o próximo domingo (27). O magistrado é o relator do processo que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal.

Por ordem de Celso de Mello, a PF deveria agendar o depoimento presencial do presidente. No entanto, com o afastamento dele por motivos de saúde, o ministro Marco Aurélio Mello assumiu a relatoria do caso, e enviou a decisão, se o depoimento deve ser presencial ou por escrito, para o plenário do Supremo. Para Marco Aurélio, o presidente tem o direito de depor por escrito.

O caso deve ser analisado no plenário virtual do tribunal. No entanto, como relator, Celso, pode retirar o item da pauta e validar sua decisão anterior, pela qual,o presidente deve comparecer à PF para depor, já que é investigado, e não testemunha. Bolsonaro foi acusado pelo ex-ministro Sergio Moro de tentar interferir na corporação para proteger amigos e parentes que seriam investigados no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo nega as acusações e diz que tomou decisões com base na produtividade para trocar o superintendente da PF em solo carioca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação