STF

Celso de Mello antecipa aposentadoria para 13 de outubro

Magistrado completará 75 anos e será aposentado compulsoriamente. Decisão fará com que presidente Jair Bolsonaro adiante escolha de novo integrante para o Supremo Tribunal Federal

Renato Souza
postado em 25/09/2020 17:21 / atualizado em 25/09/2020 17:21
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixaria o cargo em novembro deste ano, decidiu antecipar a aposentadoria para o próximo dia 13. Com isso, o presidente Jair Bolsonaro terá de correr para indicar um novo integrante para a mais alta corte do país. O magistrado vai deixar o cargo por conta da idade — ele completará 75 anos e vai se aposentar compulsoriamente. A notícia foi recebida com surpresa pelo Planalto, mas já mobiliza o chefe do Executivo e seus ministros para a escolha de um substituto.

Celso de Mello, que estava de licença médica, voltou ao trabalho nesta sexta-feira (25), e pode decidir sobre a investigação contra Bolsonaro em razão das acusações de que ele teria tentado interferir na Polícia Federal. A escolha do novo ministro compete ao presidente da República, mas precisa de aval do Senado.

Atualmente, o principal nome para ocupar o cargo é do ministro da Justiça, André Mendonça, ex-advogado-geral da União. Além de ser evangélico, perfil desejado pelo presidente, ele vem agradando Bolsonaro ao solicitar à Polícia Federal investigações contra críticos do governo.

Também aparecem no radar de Bolsonaro o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Otávio Noronha, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. Além deles, também está cotado o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e pré candidato a prefeito de Santos (SP), Ivan Sartori.

Nas últimas semanas, apareceu no radar o nome do juiz federal William Douglas dos Santos, pastor, que tem apoio do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente que é acusado de liderar um esquema de rachadinhas no Rio de Janeiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação