Pleito municipal

Com 517 mil registros, Brasil bate recorde de inscritos nas eleições 2020

Ao todo, 480,9 mil pessoas querem disputar cadeiras nas Câmaras Municipais

Sarah Teófilo
postado em 26/09/2020 19:57 / atualizado em 27/09/2020 00:08
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Brasil bateu recorde de candidatos inscritos nas eleições municipais deste ano: ao todo, foram 517.786 nomes que querem disputar uma cadeira de prefeito, vice-prefeito ou vereador. Os nomes para vereador representam a maior parte desta quantia, com 480,9 mil pedidos de registros. Já prefeitos, são 18.416 e para o cargo de vice-prefeito são 18.436 nomes. 

O registro se encerrou nesta sábado (26/9), às 19 horas. Os nomes ainda serão analisados pelo juízo eleitoral - então, não significa que todos serão lançados. Nas eleições de 2016, o número de inscrições foi 503,2 mil. 

O principal motivo do aumento é o fim das coligações para as eleições proporcionais, algo decidido pelo Congresso Nacional em 2017. Assim, esta é a primeira eleição municipal com a mudança aprovada por meio da reforma eleitoral. Com a alteração, um candidato que queira disputar como vereador, só pode participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos. 

Assim, as legendas estão lançando mais candidatos com o intuito de obter votos o suficiente para conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais. Isso porque, na eleição proporcional, as vagas são do partido, e não do candidato. Assim, no momento do voto, o eleitor está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral, que informará quantos votos uma determinada legenda precisa para ter uma vaga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação