Cirurgia de Bolsonaro

Bolsonaro dá entrada em hospital para retirada de cálculo da bexiga

Às 10h30 o chefe do Executivo passará por cirurgia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no hospital Albert Einstein às 7h00 da manhã desta sexta-feira (25/9). Segundo o boletim médico divulgado, o procedimento ao qual o presidente será submetido é chamado de citolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia. Ele é considerado simples e minimamente invasivo.

Bolsonaro está sob acompanhamento de dois médicos, o cardiologista Leandro Echenique e o urologista Leonardo Lima Borges. Às 10h30, o chefe do Executivo passará por cirurgia.

Para extrair a pedra, a equipe médica deve recorrer a uma cirurgia conhecida como cistolitotripsia (ARTE). Esse método permite que um cano fino siga através do canal da uretra até chegar à bexiga, onde a pedra será fragmentada com a ajuda de um laser. No início do mês, o presidente comentou que estava com uma pedra na bexiga "maior que um grão de feijão".

Outras cirurgias

Esse é o sexto procedimento médico realizado pelo chefe do Executivo após a facada recebida em 2018, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). Dentre as intervenções, ele se submeteu a uma cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino e teve de retirar uma bolsa de colostomia.Nesse intervalo, Bolsonaro também fez uma cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada e fez uma operação de vasectomia.