Poder

Davi Alcolumbre decide instaurar pessoalmente CMO amanhã

Presidente do Congresso disse a interlocutores que, apesar de não haver acordo entre líderes, ele não pretende adiar mais a instalação da Comissão do Orçamento e não descarta eleição para a mesa da CMO

Rosana Hessel
postado em 05/10/2020 17:19 / atualizado em 05/10/2020 17:19
Davi Alcolumbre decidiu participar pessoalmente da instauração da CMO amanhã  -  (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Davi Alcolumbre decidiu participar pessoalmente da instauração da CMO amanhã - (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu instaurar a Comissão Mista do Orçamento (CMO), de qualquer jeito, amanhã de manhã, apesar de ainda não haver um entendimento mínimo entre os líderes para a formação da mesa e da presidência do colegiado. Segundo fontes ouvidas pelo Correio, nesta segunda-feira (05/10), o democrata não pretende adiar mais a instalação da Comissão e da mesa, apesar da falta de acordo entre líderes.

Alcolumbre decidiu que vai participar pessoalmente da instauração da CMO amanhã e, se não houver um entendimento mínimo até lá, a alternativa será a realização de uma eleição para a presidência e para as três vice-presidências do colegiado. Ir para o voto é uma possibilidade, porém, segundo fontes próximas ao democrata, o presidente do Congresso "ainda tem esperança de que os líderes busquem um entendimento, como sempre ocorreu na Comissão".

Pelo acordo anterior, estava definido que o presidente da CMO seria o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), após acerto entre as maiores bancadas, uma vez que, no ano passado, o Senado ficou com a presidência da Comissão, e, neste ano, seria a vez da Câmara. O MDB ficou com a relatoria do Orçamento de 2021, que está a cargo do senador Marcio Bittar (AC); e o PSD, com a do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), sob a responsabilidade do senador Irajá (TO).

Mas o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do blocão do Centrão, no entanto, quer indicar o presidente e está cogitando o nome da deputada Flávia Arruda (PL-DF), em um sinal de disputa de poder com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Esse bloco possui, na CMO, 20 representantes titulares e suplentes, incluindo os integrantes de MDB, DEM e PSDB, que estavam em bancadas independentes na Casa. 

A CMO é composta por 31 deputados e 11 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes, incluindo os dois representantes da minoria do Senado e da Câmara. A insistência de Lira em defender um candidato do Centrão vai contra a previsão regimental da Comissão, segundo técnicos legislativos. Eles contam que, no caso de uma eleição, Elmar venceria com facilidade. Procurado, Elmar Nascimento não comentou o assunto. 

 

Demora

Na terça-feira da semana passada, Alcolumbre tentou instaurar a CMO, mas, como não houve quórum nem consenso entre os líderes, a sessão foi cancelada e adiada para amanhã. De acordo com interlocutores do presidente do Congresso, ele quer formar o quanto antes a CMO, porque o colegiado precisa funcionar e é a última das comissões permanentes que ainda não foi instaurada.

Normalmente, a CMO é a última a ser instalada, e isso costuma ocorrer entre março e abril. Mas, neste ano, devido à pandemia da covid-19, o atraso bateu todos os recordes e não há mais tempo a perder para que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem entrem na pauta do Legislativo.

A sessão de amanhã da CMO também vai poder contar com a participação virtual dos parlamentares que não puderem comparecer pessoalmente, por meio da plataforma Zoom, com marcação de presença pelo aplicativo Infoleg.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação