BLACKFACE

Bia Kicis é alvo de notícia-crime no STF para apurar ato de racismo

Parlamentar publicou nas redes sociais rostos dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta pintados de preto

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 10:25 / atualizado em 06/10/2020 10:44
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press - 9/1/19)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press - 9/1/19)

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) virou alvo de notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo suposto crime de racismo. A parlamentar publicou nas redes sociais, no último domingo (27/9), os rostos dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta pintados de preto.

Na publicação, ela sugere que ambos poderão buscar vagas de emprego na Magazine Luiza, em referência ao programa de trainee apenas para negros anunciado pela empresa. A denúncia cita a prática de “blackface”, que é o ato de pintar um branco de negro e gerar desconforto com a ação.

Bia Kicis provocou uma onda de indignação nas redes sociais, depois de publicar a montagem. Ao perceber as reações ao que classificou como "piada", disse que não tinha feita nada demais, que não perdeu o "bom humor" e que não via nenhum problema em publicar uma "chargezinha".

No domingo, Mandetta comentou o caso ao Estadão. Primeiro, por meio de mensagem: "Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. RACISTA!!!!!". Depois, por telefone, afirmou que lamenta profundamente ver um parlamentar se prestar a esse tipo de provocação. Já Moro preferiu o silêncio e não se manifestou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação