Ministério da Justiça

Bolsonaro diz que atual ministro da Justiça é 'muito melhor' do que Moro

Em cerimônia na Polícia Federal, presidente elogiou trabalho de André Mendonça, substituto do ex-juiz no ministério, e voltou a prometer a abertura de concurso para a PRF em 2021

Ingrid Soares
postado em 08/10/2020 15:24
Bolsonaro, com o diretor-geral da PF, Rolando Souza (C), e o ministro da Justiça, André Mendonça, na cerimônia em Brasília
 -  (crédito: Marcos Corrêa/PR)
Bolsonaro, com o diretor-geral da PF, Rolando Souza (C), e o ministro da Justiça, André Mendonça, na cerimônia em Brasília - (crédito: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro alfinetou o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, nesta quinta-feira (8/10), durante solenidade de encerramento dos cursos de formação da Polícia Federal, em Brasília. Segundo o chefe do Executivo, o último ministro escolhido por ele, André Mendonça, é "muito, mas muito melhor do que o outro que nos deixou há pouco tempo".

"E a prova está aí: recorde de apreensões de drogas, de recursos, de prisões de bandidos, entre outros. Isso é muito bom para todos nós, isso dá esperança para o Brasil. E eu não tenho motivo de a PF (Polícia Federal) ir atrás de meus ministros, diferentemente do passado", apontou.

Bolsonaro ressaltou que Moro teria demorado para autorizar a nomeação de aprovados em concursos da área. "Quando houve, em boa hora, a troca de ministro, estava em voga aceitar ou não vocês que faziam parte do concurso anterior. Nós conseguimos sensibilizar o ministro da Economia e conseguimos fazer com que vocês viessem fazer o curso e ingressar na PF", destacou.

Concurso da PRF

Segundo Bolsonaro, será aberto concurso para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2021. "Conseguimos junto ao ministro da Economia a oportunidade de mais 2 mil vagas para o ano que vem. Estamos ultimando a confecção do edital, de modo que, o mais rápido possível, possamos ter esse efetivo para somar a vocês e combater o crime em nosso país."

A expectativa é de que o edital seja publicado ainda em 2020 ou no início de 2021. No último dia 24,  Bolsonaro também comentou sobre o assunto durante uma cerimônia de inauguração de estruturas e entregas de equipamentos à Superintendência da PRF no Rio de Janeiro.

Na data, o presidente também fez elogios ao diretor-geral, Eduardo Aggio, e à PRF, afirmando que a corporação é motivo de orgulho para o país. De acordo com o mandatário, os trâmites no Ministério da Economia para que ocorra a publicação do edital estão avançados.

Apesar de Bolsonaro ter citado 2 mil vagas, em maio, o departamento da Polícia Rodoviária Federal encaminhou ao Ministério da Economia um pedido total de 2.772 vagas para preenchimento, sendo 2.634 para policiais e 138 para agente administrativo. O último concurso para ingresso na corporação ocorreu em 2018 e ofertou 500 vagas em 17 estados. A banca organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Elogios ao 03

O presidente também elogiou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). "Também tenho um filho na PF, o 03. E ele muito me orgulha. Atualmente, é parlamentar, mas tem um saldo muito positivo no trabalho na Câmara", relatou. O chefe do Planalto finalizou dizendo que, ao contrário de governos anteriores, não tem dado motivo para a PF ir atrás de seus ministros.

"Eu acabei com a Lava-Jato"

Ontem, Bolsonaro disse, durante solenidade no Palácio do Planalto, que acabou com a Operação Lava-Jato porque "não tem mais corrupção no governo". A declaração foi feita em cerimônia de lançamento do programa Voo Simples.

"Queria dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava-Jato, eu acabei com a Lava-Jato, porque não tem mais corrupção no governo", enfatizou, sob aplausos de autoridades presentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação