O Partido Liberal (PL) de Santa catarina afirmou que encaminhou a expulsão do candidato a vereador Wandercy Antônio Pugliesi, que tem um longo passado em que publicamente se diz admirador do nazismo. Conhecido como professor Wander, ele concorreria ao cargo de vereador de Pomerode, no Vale do Itajaí.
No entanto, o diretório estadual do PL afirmou que “desconhecia” a filiação do candidato. “Por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação racial, religiosa e social”.
Às 10h30 da manhã desta sexta-feira (9/10), o nome dele ainda constava como candidato no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidatura dele causou revolta nas redes sociais nessa quinta-feira (8/10), após internauta lembrar as situações em que ele se declarou apoiador do nazismo.
Entre estas situações estão um símbolo de suástica dentro da piscina de casa, a apreensão de materiais relacionados ao nazismo e ter batizado o próprio filho com o nome de Adolf Roders Pugliesi, em referência ao nazista alemão.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.