Poder

Em meio à turbulência no STF, Bolsonaro encontra Fux

Chefe do Executivo visita o presidente do Supremo em meio à polêmica liberação de André do Rap, motivo de divergência entre os integrantes da Corte. Bolsonaro aguarda decisão sobre o depoimento — por escrito ou presencial — a respeito de suposta interferência na PF

Ingrid Soares
Renato Souza
postado em 13/10/2020 12:54 / atualizado em 13/10/2020 12:59
Luiz Fux e Jair Bolsonaro -  (crédito: Marcelo Ferreira)
Luiz Fux e Jair Bolsonaro - (crédito: Marcelo Ferreira)

O presidente Jair Bolsonaro realizará na tarde desta terça-feira (13/10) a primeira visita oficial ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A previsão é de que o chefe do Executivo se dirija às 14h para a Corte, onde se reunirá com o magistrado.


O encontro, no entanto, ainda não consta na agenda oficial de Bolsonaro, apenas na de Fux. A visita já estava agendada, mas ocorre em meio à polêmica liberação de André do Rap.

O traficante foi solto na última sexta-feira (9/10) por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.

André do Rap é apontado como chefe do PCC e foi preso em 2019 em uma casa de luxo em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Na decisão da semana passada, o ministro Marco Aurélio argumentou que André estava preso desde o fim de 2019 sem uma sentença condenatória.

Na noite de sábado (10/10), o presidente do STF, Luiz Fux, suspendeu a decisão de Marco Aurélio Mello, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República. Fux levou em consideração o fato de André do Rap ser "de comprovada altíssima periculosidade".


No entanto, a Polícia Federal pediu ontem (12) que o nome de André do Rap passe a integrar a lista dos mais procurados da Interpol. Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo, o traficante pode ter fugido do Brasil em direção ao Paraguai ou a Bolívia.


Nesta quarta-feira (14/10), o ministro Fux deverá levar o caso para julgamento dos demais ministros da Corte.

Caso PF


O presidente Bolsonaro ainda aguarda a decisão do STF sobre o depoimento que deverá prestar no âmbito da investigação de suposta interferência na Polícia Federal. Na última quinta-feira (8/10), o presidente do STF, Luiz Fux, suspendeu o julgamento que decidirá se o mandatário irá depor por escrito ou presencialmente. Ainda não há data para a retomada da votação. Na semana passada, apenas o relator, Celso de Mello, votou reafirmou a posição pelo depoimento presencial de Bolsonaro.

O caso é relativo ao inquérito que investiga suposta interferência política do presidente da República, após denúncia do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, em abril deste ano, quando pediu demissão do cargo. Celso determinou que o presidente deveria prestar depoimento presencialmente, o que foi contestado pela AGU.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação