Pandemia

"Venceu o Brasil", diz Doria sobre compra de vacina chinesa

Governador de São Paulo, desafeto do presidente Bolsonaro, comemorou a compra de 46 milhões de doses do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac. Doria agradeceu a participação do ministro Pazuello na operação

Ingrid Soares
postado em 20/10/2020 19:50
 (crédito: Governo de São Paulo/Divulgação)
(crédito: Governo de São Paulo/Divulgação)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou na tarde desta terça-feira (20/10) a compra pelo Ministério da Saúde de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em teste com voluntários em São Paulo e que será produzida pelo Instituto Butantan.
Pelas redes sociais, o tucano escreveu: “Venceu o Brasil”. A publicação vem acompanhada de um vídeo, onde o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello comenta sobre a aquisição.

Em uma outra postagem, Doria cumprimentou Pazuello pela aprovação da aquisição.“Meus cumprimentos ao Ministro da Saúde Eduardo Pazuello pela aprovação da compra da vacina do Butantan contra a COVID-19. Um gesto correto para salvar vidas”.

Em vídeo, o governador disse também que a “aprovação feita foi uma vitória da vida, da solidariedade. Parabéns pela atitude, pelo posicionamento o Brasil precisa disso, de paz, de união, integração e a vacina para salvar os brasileiros”, concluiu.

O potencial imunizante contra o coronavírus está em fase final de estudos clínicos no Brasil e se mostrou totalmente seguro nos testes realizados desde o final de julho, segundo a assessoria de Doria. O acordo foi realizado durante reunião virtual entre o governador, o ministro Eduardo Pazuello e outros 23 chefes de estados brasileiros. A expectativa é comprar o produto até o final do ano, após registro na Anvisa e que a vacinação nacional possa iniciar em janeiro do próximo ano.

Vacina obrigatória

Na segunda-feira, em mais um dia de embate, Bolsonaro voltou a criticar Doria sobre a declaração acerca da obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19 no estado. O presidente afirmou que a Constituição não prevê tal medida e que cabe a cada brasileiro decidir. O chefe do Executivo insistiu: “O meu ministro da Saúde já disse que não será obrigatória essa vacina e ponto final”, disparou.

Ao tucano, seu desafeto político, Bolsonaro chamou-o ironicamente de “médico do Brasil”. Ainda durante evento de anúncio do resultado de um estudo clínico sobre o novo coronavírus no Planalto, Bolsonaro repetiu que a imunização não será compulsória. Ele atacou indiretamente Doria, dizendo que o mesmo "está pensando em tudo, menos na saúde e na vida" e o acusou de levar terror à população.

O governador, por sua vez, disse que “o Brasil precisa de paz, amor e vacina para salvar os brasileiros. Entendo que a vacina deve ser aplicada a todos os brasileiros, para salvar a vida de todos”.

O tucano ainda rebateu a crítica de Bolsonaro. "Queria agradecer ao presidente Bolsonaro me qualificando como médico do Brasil. Eu confio nos médicos do Brasil, isso só me distingue, porque acredito na medicina e nos médicos e é isso que temos feitos nestes meses nas medidas de combate ao coronavírus e proteção às pessoas”, salientou.

Doria em Brasília

O governador João Doria desembarcará em Brasília nesta quarta-feira (21), quando participará de reuniões e visitará autoridades.

A previsão é de que pela manhã, Doria visite o Congresso, acompanhado pelo Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn; o Secretário Especial do Governo de SP em Brasília, Antonio Imbassahy; e o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

No começo da tarde, o governador e a comitiva participam de reunião com o Presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres.

Por fim, Doria irá ao Supremo Tribunal Federal para uma audiência com o presidente da Corte, Luiz Fux, retornando no mesmo dia para a capital paulista.

O presidente Bolsonaro, por sua vez, estará em São Paulo, em visita às instalações do Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), em Iperó.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação