GUERRA DA VACINA

Bolsonaro cancela protocolo de intenção da compra de vacina: "o presidente sou eu"

Chefe do Executivo tratou de defender Pazuello dizendo que houve uma distorção por parte do governador de São Paulo, seu desafeto político. O presidente complementou ressaltando que "toda e qualquer vacina está descartada"

Ingrid Soares
postado em 21/10/2020 14:19 / atualizado em 21/10/2020 14:39
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O presidente Bolsonaro, afirmou que pediu o cancelamento do protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa, anunciada na terça-feira (20/10) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Apesar do atrito e desautorização a Pazuello, o presidente tratou de defender o general dizendo que houve uma distorção por parte do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu desafeto político.

A declaração foi feita a jornalistas em Iperó, São Paulo, onde Bolsonaro visitou as instalações do Centro Tecnológico da Marinha. Em meio ao imbróglio, Pazuello foi diagnosticado com covid-19 no início desta tarde.

"Por nossa parte, não houve falha. Uma pessoa tentou tirar proveito em cima disso. Ele tinha uma audiência marcada para hoje com o ministro Pazuello. Ele passou mal, acho que está baixado no hospital ainda. E depois o Pazuello fez uma videoconferência com outros governadores, onde o Doria entrou no circuito e acabando a videoconferência, Doria correu para a imprensa para dizer que havia assinado um protocolo para a aquisição de vacina chinesa, essas são as palavras dele", justificou.

Bolsonaro não poupou críticas ao governador e lembrou sobre a vacinação obrigatória no estado paulista, proposta por ele, além de repetir que o tucano tem espalhado "terror" em meio a pandemia.

"Acho que a população já está por demais inalada com discursos de terrorismo, desde o começo da pandemia, chega. Os números tem apontado que a pandemia está indo embora. Agora, perseguimos a vacina, lá atrás destinamos recursos para Oxford, não para comprar vacina apenas, mas para participar de pesquisa e desenvolvimento e com uma cota de quantidade vacina para nós".

O mandatário voltou a dizer que não comprará o imunizante em questão e se desfez da iniciativa chinesa, afirmando que "ninguém além do Brasil está interessado na aquisição".

"Nada será dispendido para comprarmos uma vacina chinesa que, eu desconheço, mas parece que nenhum país da parte do mundo esteja interessada nela, pode ser que tenha algum país aí. Agora, as vacinas têm que ter uma comprovação científica diferente da hidroxicloroquina, diferente, posso falar sobre isso aí, tem que ter a sua eficácia. Não pode inalar algo em uma pessoa e o malefício ser maior do que o possível benefício. Apenas isso".

O chefe do Executivo completou dizendo estar em sintonia com o Ministério da Saúde e caracterizou que Doria está fazendo "jogo político". Ele apontou tratar-se ainda de "uma última cartada" do governador na corrida às eleições presidenciais de 2022.

"Estamos perfeitamente afinados com o MS trabalhando na busca de uma vacina confiável, nada além disso. Fora disso, é tudo especulação, é um jogo político que lamentavelmente o governador, parece, só sabe fazer isso, parece que é a ultima cartada dele na busca de popularidade ou resgatar tudo aquilo que ele perdeu durante a pandemia. E grande parte, as decisões tomadas por João Doria não batiam com aquela que eu gostaria de tomar, caso não fosse tolhido pela Justiça", declarou.

"Toda e qualquer vacina está descartada"

O presidente complementou ressaltando que "toda e qualquer vacina está descartada" e também criticou o custo da vacina chinesa CoronaVac, que teria um custo maior do que a negociada pelo governo em parceria com a Universidade de Oxford.

"Toda e qualquer vacina está descartada. Toda e qualquer. Ela tem que ter uma validade do Ministério da Saúde e tem que ter uma certificação por parte da Anvisa, fora isso, não existe qualquer dispêndio de recurso, ainda mais um vultuoso como esse né, que seria para vacinarmos 100 milhões de pessoas a preço aproximadamente 10 dólares por vacina e seria, não fiz as contas ainda, mas seria uma importância bastante absurda ainda mais porque, repito, não temos a comprovação cientifica", alegou.

"Não me trate dessa maneira"

Em meio a entrevista, no entanto, Bolsonaro se irritou após uma jornalista questioná-lo se "não houve comunicação entre o ministério da Saúde e o Executivo". Ele ameaçou deixar a entrevista.

"Não me trate dessa maneira, ou acaba a entrevista. Eu tenho responsabilidade, coisa que você não está tendo aqui. Não é dessa maneira de se perguntar para uma autoridade uma questão séria que mexe com vidas", rebateu, sugerindo que o governador de São Paulo seria beneficiado com o dinheiro pago ao laboratório chinês.

"Houve uma distorção por parte de João Doria no tocante ao que ele falou. Ele tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar, se ele assinou, já mandei cancelar. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade, até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado por ela a não ser nós, não sei se o que está envolvido nisso tudo é o preço vultoso que vai se pagar por essa vacina para a China", provocou.

"Zero diálogo"

Por fim, questionado se está disposto a manter um diálogo com o governador paulista, o mandatário foi categórico, alegando que a possibilidade é "zero" e que o tucano "não tem responsabilidade com a vida do próximo", além de ter usado sua imagem para se eleger.

"Zero. Se o secretário de Saúde quiser conversar com Pazuello, sem problema nenhum, eu não converso com uma pessoa que usou meu nome por ocasião das eleições e pouco tempo depois, começou a me atacar visando me desgastar e assim atrapalhar a política brasileira pensando numa futura eleição. Não dá para conversar com esse tipo de gente que não tem qualquer responsabilidade com a vida do próximo, a não ser consigo próprio", concluiu.

Mais cedo, pelas redes sociais, o chefe do Executivo escreveu que “o povo não será cobaia de ninguém”. Ele acrescentou que não justifica “um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem”.

“A vacina chinesa de João Doria: Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA. O povo brasileiro NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM. Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”, declarou.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação