CANDIDATO A PREFEITO EM GOIÂNIA

Covid-19: Maguito é internado com até 75% dos pulmões comprometidos

Político estava internado no Hospital Órion, em Goiânia, mas foi transferido na terça-feira (27/10) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para um tratamento mais otimizado

Augusto Fernandes
postado em 28/10/2020 11:24 / atualizado em 28/10/2020 13:06
 (crédito: Wilson Dias/Agencia Brasil - 15/09/2011)
(crédito: Wilson Dias/Agencia Brasil - 15/09/2011)

Candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) evoluiu para um quadro de saúde delicado após ter sido diagnosticado com covid-19 e precisou ser transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para receber um tratamento mais adequado. Na terça-feira (27/10), ele foi internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do complexo médico com baixo nível de oxigenação e, segundo o médico do político, ele tem entre entre 50 e 75% dos pulmões comprometidos.

"Maguito Vilela teve uma resposta inflamatória muito exagerada da doença. Esse comprometimento pulmonar está entre 50% e 75%. Esse comprometimento, em valor numérico, tem pouco valor na condução do caso. O que importa é o nível de oxigenação, que é crítico, por isso foi para a UTI, mas não teve piora", informou o pneumologista Marcelo Rabahi.

De acordo o relatório clínico mais recente de Maguito, publicado nas redes sociais do político na manhã desta quarta-feira (28/10), ele recebe ventilação mecânica não invasiva e a pressão arterial e demais funções dele estão normais. Segundo a nota, o emedebista está consciente e se alimentando normalmente. A equipe médica deve fazer novas avaliações no decorrer do dia para definir as próximas etapas do tratamento.

Maguito estava internado no Hospital Órion, em Goiânia, desde a semana passada, quando recebeu diagnóstico positivo para covid-19. Na segunda-feira (26), ele deu entrada em uma UTI da unidade hospitalar. Com a piora do seu estado de saúde, a família do emedebista optou por transferi-lo para o Albert Einstein, que faz parte do mesmo grupo hospitalar que o Hospital Órion. Maguito foi transportado em uma UTI aérea.

Segundo Rabahi, a transferência foi necessária para que o político pudessse receber um suporte de ventilação invasiva mais adequado. "Ele manteve o quadro crítico, por isso está num ambiente de terapia intensiva, e o que precisa é que ele se mantenha seguro, sem complicações, até que o curso dessa fase da doença possa ser transposta", explicou.

O médico também disse que, devido à covid-19, Maguito apresentou microtromboses, que surgiram por conta de reações inflamatórias exageradas e fenômenos de alteração vascular. A aparição de microtromboses é comum em pacientes em um estágio grave da covid-19. Para controlar esse quadro, Rabahi comentou que Maguito fez um tratamento à base de anticoagulanrtes.

"O tratamento é feito com anticoagulante e essa doença (microtrombose) foi identificada bem no início do quadro de infecção dele. Então, iniciamos medidas de tratamento preconizadas, para controlar tanto a inflamação quanto a anticoagulação. Ele teve uma resposta inicial satisfatória e evoluiu com um pouco de desconforto na respiração. Por isso que ele foi transferido para a UTI. Precisamos garantir que o paciente fique seguro", destacou.

Candidatura continua

Presidente do MDB Goiás e filho de Maguito, Daniel Vilela disse que o partido não pensa em escolher um novo candidato para as eleições à prefeitura de Goiânia.

"A princípio nosso foco é nessa estabilização para possamos ter um cenário de perspectiva de recuperação nos próximos dias. Depois tomaremos as decisões pertinentes à campanha", comentou.

"Acredito que o afastamento prejudica a campanha. No início mantemos o ritmo. No entanto, a presença do candidato é fundamental. As pessoas querem se reunir e ouvir o candidato. Queremos passar essa fase mais aguda da doença para dar melhor prosseguimento à campanha. Pedimos orações a todos", acrescentou Daniel.

Irmãs vítimas da covid-19

Em agosto, Maguito perdeu duas irmãs por conta da pandemia. Em um intervalo de 11 dias, Nelma Vilela Veloso e Nelita Vilela tiveram a vida interrompida devido ao novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação