Gangorra norte-americana

Coluna Brasília - DF: Planalto está de olho nas eleições americanas

A disputa entre Donald Trump e Joe Biden terá impactos na relação entre o Brasil e os EUA

Carlos Alexandre
postado em 03/11/2020 07:16
 (crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press)
(crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press)

O Palácio do Planalto estará atento desde cedo para as horas finais da disputa entre Donald Trump e Joe Biden. Independentemente do resultado, a corrida para a Casa Branca terá impactos na relação entre Brasil e Estados Unidos — e não necessariamente positivos. Caso o presidente republicano obtenha a reeleição, é certo de que a agenda conservadora e a relação de subserviência com o governo norte-americano, pontos marcantes da política externa de Jair Bolsonaro, ganharão um novo mandato. Mas a renovação do alinhamento com uma Casa Branca isolacionista tende a trazer problemas econômicos, particularmente se Bolsonaro fizer coro a Trump nas críticas à China — maior parceiro comercial do Brasil. Em caso de vitória de Biden, o Planalto precisará reavaliar seriamente seu posicionamento no contexto internacional. Se eleito, o candidato democrata deve aumentar muito a pressão internacional em favor de uma política ambiental mais consistente, após sucessivos recordes de queimadas na Amazônia e no Pantanal. O Planalto segue, cauteloso, os movimentos da gangorra eleitoral norte-americana.

Outra conversa

Rodrigo Prando, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prevê uma relação completamente distinta entre o Planalto e a Casa Branca no caso de uma possível vitória de Biden, como indicam as mais recentes pesquisas. “Presidentes não têm amigos, têm interesses. Se Trump for derrotado, será um impacto na própria trajetória de Bolsonaro. Se Biden for vitorioso, o que vai mudar é o tom com o qual o democrata vai ser relacionar com o Brasil. Biden coloca como atenção especial a falta de política ambiental do governo brasiliero. Ele vai ficar mais atento, assim como outras organizações internacionais em relação ao que ocorre na Amazônia e o Pantanal”, acredita.

Até 2022

Prando vai mais longe e prevê o impacto de uma eventual eleição de Biden na polarização entre a ala ideológica bolsonarista e a oposição ao governo Bolsonaro. “(Os bolsonaristas) vão colocar Biden na lista de comunistas. Todos os democratas desejam uma vitória de Biden. Uma derrota do Trump vai arejar o mundo e fortalecer o discurso antibolsonarista no Brasil, demonstrando que, se Trump for derrotado, Bolsonaro também pode sê-lo em 2022”, analisa o cientista político.

Climão

O clima pesou para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, no Supremo Tribunal Federal (STF). Além de o ministro Fachin ter autorizado reabertura de investigação contra ele sobre a OAS, é cada vez mais forte no plenário o entendimento de que ele não deve disputar o comando da casa legislativa. Nos bastidores, a maioria dos magistrados avalia que, no momento, uma autorização da Corte para que ele possa concorrer duas vezes na mesma legislatura criaria instabilidade política. Um pedido do PTB para que Maia e Davi Alcolumbre (presidente do Senado) sejam impedidos de concorrer está nas mãos do ministro Gilmar Mendes. Ele é favorável à interpretação que beneficia os parlamentares, mas pode não pautar o tema se entender que não existem chances de que seu parecer será seguido pelos demais colegas.

Ministro, eu?

Para quem apostava em uma aproximação entre Rodrigo Maia e o governo — falava-se até em um possível ministério ao deputado — o presidente da Câmara tem dado mostra de que não diminuirá o tom das críticas. O parlamentar segue incisivo na dificuldade do Planalto em articular uma agenda de reformas no Congresso e na avaliação de ministros que, segundo ele, prestam um desserviço ao país.

Sala vip

Ganha resistência entre procuradores o projeto da Procuradoria Geral da República (PGR) de alugar uma sala no Aeroporto Internacional de Brasília. A ideia, de acordo com edital de inexigibilidade de licitação, publicado no Diário Oficial da União, é a de que o espaço sirva de sala de espera para subprocuradores-gerais que atuam na capital federal. A intenção é de que os integrantes do Ministério Público não tenham contato com os demais passageiros, por razões de segurança. “Discordo e espero que o PGR reavalie a medida”, tuitou o procurador Bruno Calabrich. Assim como ele, diversos integrantes do órgão têm se posicionado contra por considerar a medida desnecessária, levando-se em conta a ausência de ataques contra integrantes da PGR no terminal. Muitos avaliam que seria uma regalia aos 73 subprocuradores-gerais no DF.

Calendário

Ainda sem a comprovação sobre a eficácia de qualquer vacina, os governos se apressam em prever o início da vacinação contra a covid-19. A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou ontem acreditar que a campanha de imunização começará até o fim do primeiro trimestre de 2021. A expectativa, segundo ela, é de que a instituição dê início à produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca em janeiro ou fevereiro.

No vizinho

Na Argentina, há uma expectativa em relação à Sputnik V, produzida pela Rússia. O presidente Alberto Fernández prevê receber ao menos 10 milhões de imunizantes entre dezembro e janeiro. Cada vacina teria duas doses. Integrantes do alto escalão do governo argentino irão à Rússia conhecer o estágio de desenvolvimento da vacina.

Com Ingrid Soares e Renato Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação