INVESTIGAÇÃO

STJ aciona PF por ataque de hackers

Natália Bosco*
postado em 05/11/2020 01:19 / atualizado em 05/11/2020 03:07

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acionou a Polícia Federal para investigar um suposto ataque cibernético na Corte. O sistema está inacessível desde as 15h de terça-feira, e técnicos do tribunal avaliam possíveis danos. Julgamentos foram afetados, e todas as sessões acabaram sendo suspensas até, pelo menos, a próxima segunda-feira.

Segundo relatório, a princípio, os técnicos haviam identificado apenas uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, perceberam que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual. “Submeteu-se, então, essa informação ao suporte técnico do fabricante que, em nova análise, confirmou tratar-se de um ataque cibernético que comprometeu a integridade dos arquivos do sistema”, explica o documento.

O relatório também diz que foram derrubados todos os links de acesso à internet do STJ e o bloqueio de todas as contas de usuário que haviam acessado a rede nas últimas 24 horas.

Em comunicado oficial, o presidente do STJ, Humberto Martins, disse que o tribunal está “envidando todos os esforços técnicos para diagnosticar o evento ocorrido na tarde de ontem nos sistemas do STJ, sua extensão, sequelas a debelar e perspectivas de retomada à normalidade. Até que esse trabalho seja concluído, com rigorosa auditoria nos sistemas, peço a todos que não liguem seus computadores/terminais, ainda que os pessoais, que estejam conectados com algum dos sistemas informatizados da nossa Corte, até ulterior aviso desta Presidência”.

O ataque ao sistema do tribunal gerou a suspensão ou interrupção de todas as sessões, que vêm acontecendo virtualmente em decorrência da pandemia da covid-19. Estava previsto para análise o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP), na Quinta Turma.

*Estagiária sob a supervisão de Cida Barbosa

Negativa de Fachin

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa do ex-presidente Lula para suspender a análise do recurso do caso do triplex de Guarujá, que corre na Quinta Turma do STF. Os advogados do petista argumentaram que o processo deferia ser suspenso até que o STF julgue dois habeas corpus que questionam a conduta do ex-juiz federal Sergio Moro e de procuradores da Lava-Jato no processo que culminou na condenação de Lula a oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Fachin afirmou, porém, que não encontrou ilegalidade em seguir com o julgamento e disse que a liminar em habeas corpus constitui medida excepcional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação