Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, defendeu a liberação da pesca da sardinha na ilha de Fernando de Noronha, nesta quinta-feira (5/11). Nesta semana, o secretário foi contra uma nota técnica do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e liberou a prática na ilha, que faz parte de uma reserva ambiental. A decisão foi criticada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Antônio Bertotti Júnior, que disse que a medida poderia provocar um desequilíbrio no ecossistema.
Em resposta, Jorge Seif Júnior disse que "se colocar uma baleia e um camarão na frente dele, ele vai se confundir". Segundo o secretário da Pesca, a única sardinha que precisa ser controlada é a Sardinella brasiliensis. "É uma série de fake news. Somente os moradores podem pegar os peixes. Liberamos em duas praias somente. Ninguém vai com barco industrial. Os tubarão não vão passar fome em Noronha, não", destacou.
A pesca liberada foi a do gênero Harengula e vale por seis meses, de 1º de novembro a 30 de abril, e terá validade por três anos.
O presidente Jair Bolsonaro também aproveitou para defender a federalização da ilha. "Lá virou uma ilha de amigos do rei. É um absurdo ter que pagar R$ 100 por noite. É inacreditável. Isso tem que mudar. Por isso, tem que federalizar", afirmou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.