Judiciário

Nunes Marques participa da primeira sessão colegiada no STF

Magistrado participou da Segunda Turma e disse que não vai proferir votos longos, como era o hábito do seu antecessor, ministro Celso de Mello: "Não sou muito fã da minha própria voz e sou fã também do poder de síntese"

Renato Souza
postado em 10/11/2020 15:29
Ministro foi recebido com efusividade pelos integrantes da 2ª Turma, que lhe teriam enviado as primeiras palavras de apoio -  (crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Ministro foi recebido com efusividade pelos integrantes da 2ª Turma, que lhe teriam enviado as primeiras palavras de apoio - (crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro Nunes Marques, que tomou posse, na semana passada, no Supremo Tribunal Federal (STF), participou da primeira sessão colegiada na Corte nesta terça-feira (10). O magistrado integra o rol de julgadores da Segunda Turma.

Ele foi recepcionado pelos demais e agradeceu as boas-vindas pelos colegas. O ministro Gilmar Mendes destacou que o novo ministro faz parte do quadro de integrantes do Supremo que nasceram no Piauí. “Esta singela saudação não tem qualquer ímpeto de exaurir a grandiosidade da trajetória profissional, acadêmica e profissional de Sua Excelência”, disse Gilmar.

O ministro Ricardo Lewandowski destacou que já acompanhava o trabalho do magistrado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Nunes Marques afirmou que as primeiras ligações que recebeu, após ser indicado à Corte, foram de magistrados da Turma que ele agora compõe.

"Dizer da minha felicidade de integrar não só o STF, mas a Segunda Turma, que coincidentemente foram as primeiras pessoas que, ainda na fase inicial, demonstraram o carinho com a indicação do meu nome, o acolhimento, todos vocês, feliz coincidência", disse.

Ele destacou que não deve proferir votos longos, como fazia seu antecessor, o ministro Celso de Mello, conhecido por relatos demorados e aprofundados. "Não sou muito fã da minha própria voz e sou fã também do poder de síntese. Já iniciando a minha estrada aqui, queria registrar a felicidade não só pelas menções, mas, também, pela forma muito carinhosa com que fui recebido por todos vocês", completou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação