O presidente Jair Bolsonaro virou alvo de críticas nas redes sociais nesta terça-feira (10/11). A tag #Bolsonarogenocida foi parar nos Trending Topics do Twitter por duas declarações do presidente. Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo chamou o Brasil de "país de maricas" pela forma como estava lidando com a pandemia da covid-19. Mais cedo, Bolsonaro comemorou a interrupção dos testes clínicos da vacina CoronaVac.
Nas redes, os usuários criticaram as falas do presidente. "Minha reação ao ouvir o pronunciamento desse genocida. Eu espero que todos você se lembrem de cada palavra e de cada ato. A eleição é daqui a 2 anos e espero que possamos reverter isso em 2022. Esse erro monstruoso", escreveu uma usuária. "O IML informou que a morte do voluntário da vacina Coronavac foi por suicídio e não em decorrência do teste. Bolsonaro utilizou essa tragédia para defender a sua política da morte. #BolsonaroGenocida não respeita a ciência e o Brasil", publicou outra.
Entenda
O estudo da CoroVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butatan, foi suspenso na noite desta segunda-feira (9/11) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A alegação foi que um voluntário tinha apresentado uma reação adversa grave. Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse que ele tinha "vencido" uma disputa com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Nesta terça, o Instituto Butatan disse que a reação não tinha a ver com a vacina. O Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia de São Paulo diz que a causa da morte do voluntário foi suicídio.
Mais tarde, em cerimônia de lançamento da Retomada do Turismo, o presidente disse que o Brasil tinha "superdimensionado" a pandemia e que o Brasil tinha que parar de ser um "país de maricas".
Veja as reações na internet:
Mais de 162 mil 'maricas' não podem responder a essa fala infeliz, pois morreram!
Não temos medo! Nós temos respeito pela vida seu genocida!#ImpeachmentDeBolsonaroUrgente #bolsonarogenocida#impeachmentDeBolsonaro pic.twitter.com/soY4Mxo99J— Graci ? (@stgraci) November 10, 2020
Se já não bastasse as maluquices da pandemia, agora o #bolsonarogenocida ta querendo promover uma guerra com os EUA
— Thabata Ganga ???????????? 12.321 (@thabataganga) November 10, 2020
Esse sujeito tem que sair é PRA JÁ!#ForaBol?onaro pic.twitter.com/ioJd7dmnUd
Mais uma fala homofóbica do presidente da república no país que mais mata LGBTI+ no mundo e que acumula mais de 160 mil mortes por Covid-19 amplificadas gravemente pelo negacionismo do governo. O pior presidente que já tivemos. #bolsonarogenocida #impeachmentDeBolsonaro pic.twitter.com/4MyrHyHvYo
— Fernanda Melchionna 50 (@fernandapsol) November 10, 2020
O IML informou que a morte do voluntário da vacina Coronavac foi por suicídio e não em decorrência do teste. Bolsonaro utilizou essa tragédia para defender a sua política da morte. #BolsonaroGenocida não respeita a ciência e o Brasil. pic.twitter.com/mTNZ1efktM
— Janaina ?????????????????????? (@JanainahAraujo) November 10, 2020
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.