Eleições 2020

Porto Alegre: Manuela d’Ávila vota e vislumbra 2º turno

Em primeiro lugar nas pesquisas, candidata do PCdoB deve disputar prefeitura contra Sebastião Melo, do MDB

Sarah Teófilo
postado em 15/11/2020 15:01
 (crédito: Divulgação/rede social)
(crédito: Divulgação/rede social)

Em primeiro lugar nas pesquisas da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB) votou na manhã deste domingo (15/11) na capital gaúcha. Ao vislumbrar o segundo turno, no próximo dia 29, a candidata afirmou, segundo informações do portal Gaúcha Zero Hora: “Não vai ser mais uma candidata contra 10 candidatos. Vai ser um contra uma”.

A última pesquisa Ibope divulgada pela RBS TV no último sábado (14) mostrou Manuela em primeiro, com 40%, e Sebastião Melo (MDB) em seguida com 25%. Nas capitais brasileiras, apenas Manuela e a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), aparecem em primeiro lugar nas pesquisas.

Há, no entanto, outras cinco cidades com candidatas vislumbrando a disputa no segundo turno. Em Aracaju (SE), a Delegada Danielle (Cidadania) está em segundo lugar na última pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (12). Em Porto Velho, a vereadora Cristiane Lopes (PP) está em terceiro, mas empatada tecnicamente com o segundo colocado, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 11.

Há ainda em Recife (PB), disputa que deve ficar em família, com a deputada federal Marília Arraes (PT) em segundo e seu primo, João Campos (PSB), em primeiro, com uma diferença de 13%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no último sábado (14). Em Rio Branco (AC), a prefeita Socorro Neri (PSB) está em segundo lugar, empatada com outro candidato, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 10.

No Rio de Janeiro, o segundo turno segue indefinido. A deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (14), mas empatadas tecnicamente. Ambas têm possibilidade de ultrapassar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e ir ao segundo turno com Eduardo Paes (DEM).

Em 2016, apenas uma mulher teve sucesso nas urnas nas grandes cidades: Teresa Surita (MDB), em Boa Vista (RR). Analistas políticas, no entanto, acreditam que neste ano o cenário será melhor e haverá mais mulheres eleitas. Nas capitais, são 57 mulheres candidatas contra 256 homens. Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA) não possuem candidatas a prefeita.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação