Os problemas de instabilidade no sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somados aos ataques de hackers a órgãos públicos nas últimas semanas, fez com que os defensores da volta do voto impresso subissem a hashtag #VotoImpressoJá na internet.
A expressão se tornou uma das mais comentadas no Twitter na noite deste domingo (15/11), quando municípios foram às urnas eleger prefeitos e vereadores.
Segundo o TSE, um defeito no hardware do supercomputador que contabiliza os dados de votações causou lentidão no sistema e, consequentemente, na contagem total de votos enviados pelos tribunais regionais eleitorais.
O presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o incidente não traz questionamentos sobre a lisura do processo, pois as urnas funcionam fora da rede e, posteriormente, a transmissão das informações dos TREs ocorre por uma rede fechada.
Para alguns internautas, no entanto, o problema coloca em dúvida a confiabilidade do processo. Veja algumas reações abaixo:
Apurações travadas, TSE sofrendo tentativa de hackeio, e-titulos fora do ar.
— TeAtualizei (@taoquei1) November 15, 2020
Bem vindo a República de bananas... #VotoImpressoJa
Apurações travadas, TSE sofrendo tentativa de hackeio, e-titulos fora do ar.
— TeAtualizei (@taoquei1) November 15, 2020
Bem vindo a República de bananas... #VotoImpressoJa
#VotoImpressoJa deve ser a principal bandeira de todos que defendem eleições limpas.
— Leandro Ruschel (@leandroruschel) November 16, 2020
Hei, @TSEjusbr ,parabéns deu "serto" convidar pessoas especialistas para falar de eleições em pleno 2020.
— Madruga (@Madruga004) November 15, 2020
Nelipe Feto;
Atila Tamarindo;
Dráuzio Careka.#VotoImpressoJa pic.twitter.com/Ssoz542pqK
Você acredita na credibilidade das urnas eletrônicas ? #VotoImpressoJa pic.twitter.com/Qelt90eMhk
— Fernando (@bolsomito_2) November 15, 2020
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.