eleições

Abstenção, em torno de 23%, fica abaixo das expectativas

O alto percentual foi pensado, levando em conta o cenário de pandemia, com 165,6 mil mortos e um acréscimo no número de vítimas fatais e de contaminados pelo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 16/11/2020 06:00
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press                             )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

A abstenção ficou em 23,14% nas eleições municipais. O índice é bem abaixo das estimativas feitas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que esperava que até 35% da população não fossem às urnas. O alto percentual foi pensado, levando em conta o cenário de pandemia, com 165,6 mil mortos e um acréscimo no número de vítimas fatais e de contaminados pelo coronavírus. Barroso chegou a se justificar e dizer que uma abstenção semelhante só poderia ser comparada com outro cenário de pandemia, o que não aconteceu recentemente, e que se 65% dos brasileiros fossem às urnas, seria uma “vitória da democracia”.


Já perto da meia-noite, porém, Barroso agradeceu aos eleitores. “Os níveis de abstenção foram inferiores a 25%. Em plena pandemia, tivemos um índice de abstenção pouca coisa superior ao das eleições passadas. Queria cumprimentar de coração o eleitorado brasileiro que compareceu em massa às urnas”, afirmou. O número de votos brancos ficou em torno de 3,9 milhões, e os nulos ficaram, aproximadamente, em 7,02 milhões. Analistas políticos também esperavam uma alta abstenção provocada pela pandemia. O resultado, portanto, surpreendeu a todos.

Tráfego


Eleitores que não estavam em seus municípios de origem, no entanto, enfrentaram dificuldades em justificar o voto. Isso ocorreu por conta da alta no tráfego de informações no aplicativo e-título. Os problemas com o programa ocorreram para os candidatos que usaram o aplicativo para encontrar a zona eleitoral de um colégio, e, em parte, para os que tentaram justificar a ausência pelo dispositivo, que faz a leitura georreferenciada do smartphone para validar o pedido. Ainda assim, 500 mil eleitores conseguiram usar a ferramenta.


O aplicativo também apresentou problemas na função que ajudava o eleitor a encontrar a zona eleitoral. Barroso minimizou as dificuldades e argumentou que as alterações ocorreram todas nos mesmos endereços das seções. Ninguém precisou se dirigir a outra localidade. Além disso, não houve registro de falhas para a principal função do programa, que é servir como título eleitoral para os usuários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vias perigosas no DF. Eleicoes municipais do entorno 2020. Cidade do Novo Gama. Senhor Antoinio Souza.
    Vias perigosas no DF. Eleicoes municipais do entorno 2020. Cidade do Novo Gama. Senhor Antoinio Souza. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • pessoas votando
    pessoas votando Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação