TSE

Barroso pede desculpas por atraso na divulgação dos resultados da eleição

Segundo o presidente do TSE, falha no processamento das informações em supercomputador retardou em pouco mais de duas horas o anúncio das urnas. Ainda assim, o ministro garantiu a lisura do processo eleitoral

Renato Souza
postado em 17/11/2020 20:37 / atualizado em 17/11/2020 20:37
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press                 )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu desculpas à sociedade por atrasos na divulgação dos resultados das eleições municipais no último domingo (15). De acordo com o magistrado, a falha ocorreu por conta de um problema no serviço de inteligência artificial que atua no supercomputador da Corte que processa a totalização dos votos.

Apesar de reconhecer o entrave, Barroso destacou que a integridade das eleições não foi comprometida e que a votação ocorreu sem maiores problemas a nível nacional. “Peço desculpas aos colegas e à sociedade pelas dificuldades que enfrentamos, mas esclareço que não houve nenhum tipo de comprometimento para fidedignidade, para a fidelidade da manifestação da vontade popular,” disse o magistrado.

O presidente do TSE comemorou o fato de que a apuração dos votos ocorreu ainda no mesmo dia da votação. Ele destacou que a Corte pensou se tratar, a princípio de uma falha em um dos núcleos do supercomputador. No entanto, uma avaliação mais detalhada encontrou o verdadeiro problema.

“Todos enviaram a tempo e à hora todos os boletins de urna para o TSE. Já é público que tivemos um pequeno problema no processamento dessas informações pela utilização de um novo supercomputador. Até que se detectasse efetivamente o problema supôs-se, num primeiro momento, que fosse a falha de um dos oito processadores do supercomputador, mas, na verdade, o problema foi de apreensão equivocada da tarefa pela inteligência artificial", ressaltou.

Barroso declarou ainda que período em que os dados ficaram sem atualização foi o espaço temporal necessário para que as equipes de tecnologia detectassem o problema. "O tempo de atraso, pouco mais de duas horas, foi o esforço de detectar o problema. Foi resolvido e nós conseguimos divulgar os resultados ainda no próprio dia das eleições, próximo da meia-noite. O que é um feito extraordinário,” completou o ministro.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação