CONGRESSO

STF julga em dezembro possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

Ambos tentam permanecer no cargo em suas respectivas casas legislativas, mas encontram barreiras constitucionais

Renato Souza
postado em 25/11/2020 18:34 / atualizado em 25/11/2020 18:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para o plenário virtual da Corte a ação que decidirá se os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, podem concorrer a reeleição. O julgamento está marcado para começar em 4 de dezembro.

Os magistrados vão julgar ação apresentada pelo PTB, que alega ser inconstitucional que ambos concorram ao cargo novamente. Atualmente, a Constituição Federal proíbe a reeleição na mesma legislatura. No entanto, o texto não trata dos casos em que a reeleição ocorre em legislaturas diferentes.

Maia foi eleito em 2017 e em 2019, quando o Congresso já tinha a nova composição, dos deputados que venceram a eleição de 2018. Em parecer enviado ao Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) entendem que o assunto deve ser decidido pelo Congresso.

No plenário virtual, os ministros publicam seus votos de maneira eletrônica, e não debatem o tema presencialmente ou por videoconferência. A decisão terá impacto nas futuras eleições do Congresso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação