O número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas durante o segundo turno das eleições municipais deste domingo (29/11) chegou a 476, segundo o boletim mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado às 14h.
Na comparação com o balanço anterior, das 12h, a Corte contabilizou mais 108 urnas que tiveram de ser trocadas. Pelas informações do TSE, a região Sudeste é a que mais concentra ocorrências de substituição de urnas, com 308 casos: 146 em São Paulo, 129 no Rio de Janeiro, 20 em Minas Gerais e 13 no Espírito Santo.
Na sequência, estão a região Nordeste (83), Norte (33), Sul (30) e Centro-Oeste (22). Segundo o TSE, 38.284.410 brasileiros estão aptos para votar neste domingo. Os eleitores estão espalhados pelas 57 cidades do país em que a disputa para as prefeituras não foi definida no primeiro turno, realizado no último dia 15.
O boletim mais atualizado do TSE reportou um caso de votação manual. De acordo com a Corte, essa modalidade de voto foi necessária em uma seção eleitoral de São Paulo. Por enquanto, este é o único caso registrado no segundo turno.
Saiba Mais
- Política Covas defende urna eletrônica e descarta disputar Bandeirantes em 2022
- Política Bolsonaro questiona sistema eleitoral e ironiza votação por smartphone
- Política Ministério da Justiça contabiliza 145 ocorrências e 18 prisões
- Política 368 urnas substituídas e mais 500 mil eleitores justificaram ausência
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.