ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Sebastião Melo vence Manuela D'Ávila e é o novo prefeito de Porto Alegre

Emedebista derrotou a candidata do PCdoB na capital do Rio Grande do Sul

Maíra Nunes
postado em 29/11/2020 19:20 / atualizado em 29/11/2020 20:07
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

Sebastião Melo (MDB) foi eleito, neste domingo (29/11), para governar Porto Alegre. O emedebista encerrou a eleição com 54,63% dos votos, cravando a vitória sobre a adversária Manuela D'Ávila (PCdoB), que somou 45,37%. Na campanha, o novo prefeito, que foi vice-prefeito de 2013 a 2016, defendeu uma gestão liberal na economia, com redução de impostos e burocracia. O vice é Ricardo Gomes (DEM), vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

Sebastião Melo também já foi vice-prefeito da cidade, de 2013 a 2017, no mandato de José Fortunati, então no PDT. Aos 62 anos, o advogado de formação também foi vereador por Porto Alegre por três mandatos e deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Melo nasceu em Piracanjuba, no estado de Goiás, mas é filiado ao MDB desde que chegou à capital gaúcha, em 1978.

Com propostas direcionadas à criação de parceria público-privadas, tanto na educação quanto na saúde, Melo cresceu na campanha eleitoral após desistência de Fortunati (PTB), que manifestou apoio ao emedebista, impulsionando a candidatura dele ainda no primeiro turno. Na reta final da campanha, Melo também recebeu apoio do candidato derrotado Valter Nagelstein (PSD).

Com o resultado, Sebastião Melo frustra a tentativa de Manuela D'Ávila de ser a primeira mulher eleita como prefeita de Porto Alegre. Ela foi candidata à vice-Presidência em 2018, na chapa de Fernando Haddad (PT) e se juntou a Miguel Rossetto (PT) nestas eleições municipais de Porto Alegre. 

As campanhas foram marcadas por ataques entre os dois candidatos no segundo turno. Melo chegou a registrar um boletim de ocorrência contra Manuela por insinuar que ela teria sido racista, enquanto a política do PC do B considerou machistas as ofensas do adversário dirigidas à ela. Após a derrota, ela se manifestou nas redes sociais: “Enfrentamos muita baixaria e notícias falsas. Mas a democracia é soberana. Desejo sorte ao Sebastião Melo e seguiremos na luta, ao lado de quem quer uma cidade mais justa”, postou, além de agradecer os votos recebidos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação