Eleições 2020

Porto Alegre: Manuela d’Ávila vota e vislumbra 2º turno

Em primeiro lugar nas pesquisas, candidata do PCdoB deve disputar prefeitura contra Sebastião Melo, do MDB

Em primeiro lugar nas pesquisas da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB) votou na manhã deste domingo (15/11) na capital gaúcha. Ao vislumbrar o segundo turno, no próximo dia 29, a candidata afirmou, segundo informações do portal Gaúcha Zero Hora: “Não vai ser mais uma candidata contra 10 candidatos. Vai ser um contra uma”.

A última pesquisa Ibope divulgada pela RBS TV no último sábado (14) mostrou Manuela em primeiro, com 40%, e Sebastião Melo (MDB) em seguida com 25%. Nas capitais brasileiras, apenas Manuela e a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), aparecem em primeiro lugar nas pesquisas.

Há, no entanto, outras cinco cidades com candidatas vislumbrando a disputa no segundo turno. Em Aracaju (SE), a Delegada Danielle (Cidadania) está em segundo lugar na última pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (12). Em Porto Velho, a vereadora Cristiane Lopes (PP) está em terceiro, mas empatada tecnicamente com o segundo colocado, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 11.

Há ainda em Recife (PB), disputa que deve ficar em família, com a deputada federal Marília Arraes (PT) em segundo e seu primo, João Campos (PSB), em primeiro, com uma diferença de 13%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no último sábado (14). Em Rio Branco (AC), a prefeita Socorro Neri (PSB) está em segundo lugar, empatada com outro candidato, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 10.

No Rio de Janeiro, o segundo turno segue indefinido. A deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (14), mas empatadas tecnicamente. Ambas têm possibilidade de ultrapassar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e ir ao segundo turno com Eduardo Paes (DEM).

Em 2016, apenas uma mulher teve sucesso nas urnas nas grandes cidades: Teresa Surita (MDB), em Boa Vista (RR). Analistas políticas, no entanto, acreditam que neste ano o cenário será melhor e haverá mais mulheres eleitas. Nas capitais, são 57 mulheres candidatas contra 256 homens. Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA) não possuem candidatas a prefeita.

Saiba Mais