ELEIÇÕES MUNICIPAIS

TSE registra 476 urnas trocadas no país e votação manual em uma cidade

De acordo com novo boletim divulgado pelo Tribunal às 14h, uma seção eleitoral em São Paulo teve de recorrer ao voto manual

O número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas durante o segundo turno das eleições municipais deste domingo (29/11) chegou a 476, segundo o boletim mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado às 14h.

Na comparação com o balanço anterior, das 12h, a Corte contabilizou mais 108 urnas que tiveram de ser trocadas. Pelas informações do TSE, a região Sudeste é a que mais concentra ocorrências de substituição de urnas, com 308 casos: 146 em São Paulo, 129 no Rio de Janeiro, 20 em Minas Gerais e 13 no Espírito Santo.

Na sequência, estão a região Nordeste (83), Norte (33), Sul (30) e Centro-Oeste (22). Segundo o TSE, 38.284.410 brasileiros estão aptos para votar neste domingo. Os eleitores estão espalhados pelas 57 cidades do país em que a disputa para as prefeituras não foi definida no primeiro turno, realizado no último dia 15.

O boletim mais atualizado do TSE reportou um caso de votação manual. De acordo com a Corte, essa modalidade de voto foi necessária em uma seção eleitoral de São Paulo. Por enquanto, este é o único caso registrado no segundo turno.

Saiba Mais