GOVERNO

Bolsonaro dá mais um passo de reaproximação com os vizinhos

Um dia depois de se reunir com o presidente da Argentina, pelo 35º aniversário da formação do Mercosul, Bolsonaro encontra-se com o do Paraguai, por conta de uma nova ponte entre os dois países. Uma manobra para reatar laços que estão enfraquecidos

Ingrid Soares
postado em 02/12/2020 06:00
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

Na tentativa de destravar as relações com países vizinhos, que estavam abaladas por tê-los relegado ao segundo plano diplomático, Jair Bolsonaro viajou a Foz do Iguaçu (PR) para encontrar o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e visitar obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. O presidente enalteceu a relação entre os dois países, que caracterizou como um “casamento perfeito”. Conforme destacou, a relação passou de vizinhança para irmandade.

“Aqui temos um casamento perfeito: Brasil, Paraguai, Paraná. O nosso excelente relacionamento só pode produzir frutos como esse. É orgulho para todos nós estarmos participando dessa obra de integração Brasil-Paraguai. O Paraguai não é nosso vizinho, é nosso irmão. Estou muito honrado, ‘Marito’, em mais uma vez, comparecer aqui e te encontrar aqui”, salientou, em companhia do governador paranaense, Ratinho Júnior (PSD).

Os dois visitaram a segunda ponte em construção na fronteira sobre o rio Paraná, cuja pedra fundamental foi lançada em maio do ano passado. A cargo do Brasil, a obra está sendo custeada pela margem brasileira da empresa Itaipu Binacional, e vai ligar Foz à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco. O investimento será de R$ 463 milhões, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277.

“Passados mais de 55 anos desde a inauguração da Ponte da Amizade, nosso governo está construindo uma nova ponte internacional com o Brasil que ligará as cidades de presidente Franco e Foz do Iguaçu e impulsionará a economia da Tríplice Fronteira”, publicou Abdo em sua conta no Twitter.

Bolsonaro ressaltou que o Brasil deseja vizinhos “fortes”. “O que nós queremos: vizinhos fortes, vizinhos que possam cada vez mais somar conosco, sempre com um grande ideal pela frente tendo como ideal democracia e liberdade”, observou, aproveitando para, depois, em seu Twitter, alfinetar os governos anteriores, acusando que “os investimentos eram diluídos, quase todos, em ações que não deixavam legado”.

Distensão

O encontro com Abdo Benitez veio 24h depois de Bolsonaro ter se reunido, por videoconferência, com o presidente Alberto Fernandez, em um movimento de distensionamento com o governo da Argentina. O presidente apoiou a reeleição do então presidente Maurício Macri e, com a vitória do peronista –– cuja vice-presidente é Cristina Kirchner –– chegou a dizer que os “os argentinos escolheram muito mal” e lamentou o resultados das urnas. Para piorar, à posse de Fernandez quem compareceu foi o vice-presidente Hamílton Mourão.

A reunião entre Bolsonaro e Fernandez deu-se por causa do Dia da Amizade entre os dois países, celebrado em 30 de novembro, porém, neste ano, comemora-se o 35º aniversário da reunião entre os presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina) –– em Foz do Iguaçu, em 1985 –– que lançou as bases para a criação do Mercosul. Na ocasião, porém, o presidente disse que “o Mercosul é o principal pilar de integração” e pediu a geração de “mecanismos mais ágeis e menos burocráticos” no comércio entre os dois países, além do aprofundamento do turismo. O presidente argentino, em sinal de boa vontade, pediu para deixar “as diferenças no passado e enfrentar o futuro com as ferramentas que funcionam bem entre nós, para realçar todos os pontos de concordância”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação