POLÍTICA

Partidos de centro tentam formar chapa contra Bolsonaro em 2022

Na contramão, partidos de centro, como PSDB, DEM e MDB, tentam construir bases para formar uma chapa com chances de baterem Bolsonaro

Wesley Oliveira
postado em 03/12/2020 06:00
 (crédito: AFP PHOTO / Brazilian Presidency / Carolona ANTUNEZ)
(crédito: AFP PHOTO / Brazilian Presidency / Carolona ANTUNEZ)

Atento a 2022, o presidente Jair Bolsonaro vem combatendo potenciais adversários dele nas eleições. O ministro das Comunicações, Fábio Farias, disse ao Correio, em entrevista publicada na quarta-feira, que um eventual candidato de centro não teria força para derrotar o chefe do Executivo.

Na contramão, partidos de centro, como PSDB, DEM e MDB, tentam construir bases para formar uma chapa com chances de baterem Bolsonaro. Entre os articuladores dessa frente está o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Por sua vez, Ciro Gomes (PDT) tem sinalizado que poderia costurar acordos com os partidos da centrodireita.

Nessa linha, Maia vem conversando com Ciro Gomes, com o apresentador Luciano Huck e com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O nome de Sergio Moro é visto como opção, mas o ex-ministro não tem a simpatia do parlamentar. “Moro é consultor de uma empresa que presta serviço para a Odebrecht, acho que ele já está encaminhado ao setor privado”, alfinetou Maia, nesta semana.

Para Paulo Loiola, mestre em gestão de políticas públicas e estrategista político da Baselab, a visão de Fábio Faria está correta, em termos. “Concordo com o ministro quando ele diz que o centro não tem uma candidatura forte, mas, até 2022, isso poder mudar, tendo em vista que o Ciro (Gomes) já admitiu que vai negociar com os demais. Além disso, uma figura como a do Huck, que está fora do sistema,pode aparecer como nome viável.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação