Política

Bolsonaro participa de formatura de cadetes com aglomeração e poucas máscaras

Apesar do cuidado em restringir o tamanho da cerimônia, houve intensa aglomeração entre centenas de cadetes e familiares quase ao fim da cerimônia e boa parte das pessoas não usava máscaras de proteção

Agência Estado
postado em 05/12/2020 14:14
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)
O presidente Jair Bolsonaro e o seu vice, general Hamilton Mourão, participaram na manhã deste sábado (5/12) de cerimônia de formatura de 447 novos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. Apesar de os números de casos de covid-19 estarem em elevação em todo o estado, pouquíssimas pessoas usavam máscaras.
Como de costume, Bolsonaro fez um discurso rápido enaltecendo os formandos. "O papel do militar, além do garantido e definido em nossa constituição, preocupação maior, é a soberania e liberdade - tão ameaçada nos últimos tempos", disse o presidente.
A formatura costuma ser um dos eventos de maior movimento da Aman, mas em função da pandemia o acesso desta vez foi restrito. A imprensa, por exemplo, não pôde acessar as dependências da academia. Apesar do zelo demonstrado, houve intensa aglomeração entre centenas de cadetes e familiares quase ao fim da cerimônia, com troca de abraços e cumprimentos - e boa parte das pessoas, talvez a maioria, não usava máscaras de proteção.
Os casos de covid-19 estão crescendo no Rio de Janeiro. O estado registrou, nesta sexta-feira, 126 mortes e 2.456 novas infecções. Ao todo, são 367.641 casos e 23.017 vidas perdidas desde março. Ao mesmo tempo em que completou sete dias com aumento expressivo na média móvel de casos, o RJ também atingiu outra marca negativa: o índice de 2.899 casos por dia é o maior desde o início da pandemia.
Em paralelo, em toda a rede pública estadual, continua a pressão na Saúde por leitos exclusivos para o novo coronavírus: há lotação de 82% nas vagas de UTI, onde 216 pacientes aguardam na fila por transferência. Na rede SUS da capital, 91% dos leitos de UTI estão ocupados. (colaborou Roberta Jansen)
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.