Eleições do Congresso

Maia reúne grupo para tentar consenso sobre sucessor na Câmara

Após negociar com os partidos de esquerda, presidente da Câmara reuniu seus aliados para tentar definir o nome de um candidato

Wesley Oliveira
postado em 15/12/2020 14:07 / atualizado em 15/12/2020 14:08
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Rodrigo Maia (DEM-RJ) começou a reunir no começo da tarde desta terça-feira (15/12) seu grupo de aliados para tentar um consenso sobre quem será seu candidato na disputa pela presidência da Câmara. O encontro, que ocorre na residência oficial, reúne representantes do PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania e PV.

Desde a última semana, Maia vem sendo pressionado pelos seus aliados políticos para apresentar um nome para a campanha. A leitura é que a indefinição de um candidato vem fortalecendo a campanha de Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e que conta com o apoio do Palácio do Planalto.

Como mostrou o Correio, atualmente, dois deputados disputam a bênção de Rodrigo Maia: Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A indefinição está sobre qual deles teria capacidade de angariar votos dos partidos da oposição. Siglas como PSB, PT, PCdoB, PDT e PSol somam mais de 130 parlamentares, e são tidos como “fiéis da balança” para que algum candidato vença a disputa.

Esquerda

Nesta última rodada de negociações, Rodrigo Maia tenta justamente atrair essas bancadas para sua candidatura. O presidente da Câmara esteve reunido com membros do PT e do PCdoB para mensurar a aceitabilidade dos seus dois possíveis candidatos.

"Buscamos esse campo das oposições para definir o candidato a presidente, mas também para construir um bloco que ultrapasse 257 deputados", afirmou o líder do DEM, Efraim Filho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação