Fundeb: texto do Senado é mantido

Correio Braziliense
postado em 17/12/2020 23:18

Por 470 a 15, o Plenário da Câmara aprovou, ontem, o substitutivo do Senado que regulamenta a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto mantém a exclusividade das escolas públicas para o recebimento dos recursos do fundo. A matéria segue, agora, para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Esta foi a segunda vez que a Câmara votou o projeto. A primeira foi em 11 de dezembro, quando o Plenário analisou o parecer do relator da regulamentação, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), favorável a que apenas as instituições públicas tivessem direito às verbas do Fundeb. Na ocasião, foi aprovado um destaque que alterou o texto original e destinou 10% dos recursos do fundo para instituições privadas de ensino –– filantrópicas comunitárias, confessionais e de educação profissionalizante. Após as repercussões negativas da decisão dos deputados, o Plenário do Senado alterou o texto da Câmara, na última terça-feira (15/12), e aprovou um substitutivo que resgatou o texto original de Rigoni. Esse foi o substitutivo aprovado pelos deputados ontem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação